Ir para conteúdo

| O Império de Pierre Cardin | Crítica

O documentário ‘O Império de Pierre Cardin’ respeita o legado do estilista mostrando diversos momentos da carreira, com ênfase na sua importância para o mundo da moda. Confira a crítica completa.

Trabalhador incansável, Cardin espalhou seu nome pelos cinco continentes, sempre com propósitos e ideias muito claras. Neste filme, ele conta sua história, mostra suas principais criações, fala sobre suas frustrações e dilemas sem, em momento algum, perder o senso de humor.

Cardin, que nos deixou recentemente, deixou sua marca do mundo da moda. Este legado é um dos pontos principais do documentário, onde ele mostra toda a evolução do estilista, em momentos lineares, mas também sabe utilizar a própria ‘persona’ em alguns momentos,, mostrando o próprio trabalho e aquisições.

O tom do filme é bem contemplativo a obra do biografado, mas é interessante como os diretores P. David Ebersole e Todd Hughes também usam parte do documentário para mostrar as referências de Cardin e os que o apoiaram no começo de carreira. Mesmo os grandes nomes têm a quem agradecer.

Pierre Cardin em sua loja – Crédito: Imovision

Algo também diferente neste documentário foi também utilizar o próprio biografado trazendo e principalmente explicando suas próprias obras e as decisões da carreira. Algo raro, pois aqui são registros recentes e não imagens de arquivo.

O trabalho de Pierre é conhecido por usar corpos diferentes e modelos de diferentes nacionalidades, isso trouxe uma relação não vista na moda. Isso traz muita mudança para o setor, mesmo que lenta. Mostrar que ele não mudou a moda, mas a forma de fazer moda é um dos pontos valorizados em ‘Império’

O documentário também fala da marca criada pelo estilista, de como ela não ficou restrita ao vestuário, com escolhas inusitadas inclusive. A visão de expansão de mercado e outras formas de ganhar dinheiro além da alta costura, é o principal ponto explorado pelo documentário, mas pouco se fala de rendimentos e perspectivas.

Sharon Stone no documentário – Crédito: Imovision

Além da imagem de Cardin, mostrando várias partes da sua vida, também temos muitos depoimentos sobre seu trabalho, não só de pessoas da moda, há uma grande diversidade de personalidades para falar de Pierre. Temos nomes como Jean Paul Gaultier, Philippe Starck, Sharon Stone, Naomi Campbell, Jenny Shimizu, Dionne Warwick, Guo Pei, Alice Cooper, Jean-Michel Jarre, Hanae Mori, Yumi Katsura e Kenzo Takada. E mesmo com este elenco ‘inflado’, todos trazem alguma contribuição ao documentário.

‘Império’ aqui não é usado a toa, temos uma visão ampla do como Pierre o construiu e como ele é hoje. Conhecemos o ateliê, andares cheio de roupas, os seus investimentos fora do mundo da moda, como nas artes e restaurantes. E como Pierre tinha a visão de construir tudo o que vemos na tela. Megalomaníaco? Talvez.

Pierre Cardin em sua loja – Crédito: Imovision

Não temos momentos de polêmica, por Pierre se envolver pouco neles. O tom aqui traz uma aura perfeita demais, com muito momentos grandiosos a seu trabalho. Faltou aqui um tom mais humanista a Cardin, mesmo que seu trabalho seja uma referência.

Temos aqui uma boa homenagem ao legado e ao império de Pierre Cardin, usando não só personalidades, mas o próprio biografado explicando suas escolhas de carreira e construção de uma marca. Para os que apreciam o mundo da moda ou de gostam de documentários sobre carreiras, você vai gostar de ‘O Império de Pierre Cardin’

Nota: 3/5

contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @npmes

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: