Ir para conteúdo

| Pieces Of a Woman | Crítica

Em um filme intenso e com grande atuação de Vanessa Kirby, ‘Pieces Of a Woman’ é uma das apostas da Netflix na temporada de premiações.

PIECES OF A WOMAN: Vanessa Kirby as Martha

Um parto caseiro dramático deixa uma mulher (Vanessa Kirby) a lidar sozinha com o profundo rescaldo emocional, separada do parceiro (Shia LaBeouf) e da família por um abismo de dor.

O longa de Kornél Mundruczó (Lua de Júpiter) começa com um dos melhores planos do cinema atual, pois ele consegue transmitir todos os sentimentos que um parto caseiro pode causar e principalmente as diferentes nuances que um momento como este causa. Mesmo com uma câmera muito próxima, ele consegue imprimir na tela, momentos de tensão, amor e alegria.

Claro que esta tensão do início, não se mantém na história escrita por Kata Wéber (Lua de Júpiter), o filme traz um drama familiar duro, pois a narrativa não aborda apenas a mãe, e sim como a família reage a um trauma que deixa marcas. E o longa consegue mostrar como cada um foi afetado pelo triste evento.

O filme traz um pequeno escopo da vida de Martha (Kirby), então tudo que ocorre é recente, as marcas não deixaram cicatrizes. A narrativa vai aos poucos mostrando como cada um mudou. O foco fica inicialmente no casal, já que não somos apresentados oficialmente a eles após o plano sequência. Percebemos que os dois são bem diferentes, que percebem a vida de formas distintas, então o roteiro soube mostrar isso com cenas muito claras, cheia de simbolismo e carregadas de emoção. Kirby e Shia mostram muita química em cena e fazem ótimas cenas.

Por ser a mãe da história, vemos a história pelos olhos de Martha, dela conversando com a sua família, isso faz com que ela tenha cenas muito intensas e diferentes, pois ela precisa trabalhar com diferentes pontos de vistas. Estes questionamentos trazidos pelo roteiro são bem realistas, pois você encontrará o seu ponto de vista nessa história em algum familiar ou no esposo de Martha.

Além de trazer uma história muito densa, o longa também se preocupa com eventos no cenário, podemos perceber que o apartamento do casal está diferente a cada mudança na linha temporal (Que são curtas no começo e vão ficando mais longas no final). Como a personalidade de ambos está diferente, isso reflete no comportamento e como cuidam da casa, por exemplo.

O filme tem uma carga emocional alta, mas tem alguns problemas de balanceamento espalhados pela trama, como por exemplo, a mãe da protagonista feita pela atriz Ellen Burstyn, ela tem alguns problemas de memória causa pela doença de Alzheimer, um elemento introduzido na trama e pouco explorado, mesmo nas discussões entre as duas, não há ao menos a citação disso. Há outros elementos que também são ‘plantados’ e não são explorados.

Este excesso de subtramas e não trabalhar, é o principal problema de ‘Pieces’ que entrega bons arcos dramáticos em uma história dura e que pode ocorrer em qualquer família, infelizmente. O longa trabalha bem o tema principal, só deixa ‘de lado’ os elementos secundários.

Os arcos dramáticos são o único elemento que consegue trazer a intensidade do início do filme, para dar vazão a um texto real. Nestes momentos percebemos a grande atuação dos atores e atrizes, mas o destaque é Kirby, passa por todos as fases da perda e como ela lida com o trauma causado. São cenas carregadas de emoção e densas.

‘Pieces Of A Woman’ é um filme intenso que só funciona devido a resposta do elenco a um trauma. Ele consegue envolver o espectador com respostas reais e com empatia. Vanessa Kirby está formidável e realiza grandes cenas, o que pode render indicações nas premiações de cinema, vamos aguardar.

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: