Livro

| Tantas, Tantas Eram as Alegrias | Infância de George Orwell é ilustrada em Graphic Novel

Os acontecimentos, dilemas, frustrações e violências responsáveis por moldar os posicionamentos e crenças políticas de George Orwell, autor de clássicos da literatura como 1984 e A Revolução dos Bichos, ganham evidência em terras tupiniquins com o lançamento da Graphic Novel Tantas, Tantas Eram as Alegrias.

Os acontecimentos, dilemas, frustrações e violências responsáveis por moldar os posicionamentos e crenças políticas de George Orwell, autor de clássicos da literatura como 1984 e A Revolução dos Bichos, ganham evidência em terras tupiniquins com o lançamento da Graphic Novel Tantas, Tantas Eram as Alegrias, pelo selo Minotauro da editora Almedina Brasil.

Adaptada de um ensaio autobiográfico homônimo, a obra cobre o período da infância de Orwell e escancara os desafios enfrentados pelo autor em um internato para filhos de cidadãos da alta classe da sociedade inglesa. Surras com chibatadas como punição por ter feito xixi na cama e o lembrete constante dos colegas de que ele era o garoto “pobre e bolsista” da turma são alguns dos episódios ilustrados.

Inspirado em The Echoing Green, canção do poeta William Blake, o título do livro tem apelo completamente irônico, uma vez que as memórias apresentadas podem provocar no leitor sentimentos como indignação, fúria e revolta, mas pouca ou nenhuma alegria. Ambientadas em um período anterior e durante a 1ª Grande Guerra Mundial, as passagens narradas oferecem um vislumbre das contradições entre as visões de mundo de ricos e pobres, além de expor os desconfortos causados pelos conflitos de classe que perduram até hoje.

O texto de Orwell foi adaptado para o formato de Graphic Novel pelo multipremiado escritor de quadrinhos Sean Michael Wilson, autor de mais de 40 livros e coautor de Parecomic, prefaciado pelo linguista norte-americano Noam Chomsky. Já as ilustrações ganharam vida pelas mãos de Jaime Huxtable, cartunista e ilustrador inglês que tem entre seus trabalhos G Bear & Jammo e Makers of Monsters.

Em Tantas, Tantas Eram as Alegrias, a violência dos professores e o constrangimento a que Orwell era diariamente submetido saltam das páginas. A imagem desse mundo cruel visto pelos olhos inocentes de uma criança se justapõe às reflexões da maturidade sobre o que esse tipo de escolarização diz da sociedade em que vivemos e apresenta as raízes das críticas ao poder e à autoridade tão presentes em suas obras atemporais.

Ficha técnica

Livro: Tantas, Tantas Eram as Alegrias – Graphic Novel
Autor: George Orwell, adaptado por Sean Michael Wilson e ilustrado por Jaime Huxtable
Editora: Almedina Brasil, selo Minotauro
ISBN: 9786587017693
Páginas: 112
Formato: 16x23x0,8
Preço: R$ 59,00
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s