Eventos

| Arte na Praça – Revitaliza Graffiti | Projeto chega ao Rio de Janeiro

O Revitaliza Graffiti reúne artistas em trabalhos de revitalização através da arte. Dessa vez, o espaço escolhido para o evento foi a Praça Sandro Moreira, na saída do metrô do Flamengo (RJ). Confira detalhes e imagens do projeto

ações do Revitaliza Graffiti em 2021 

Após trabalhos de revitalização através da arte no Morro dos Prazeres e na Comunidade da Chácara, o Revitaliza Graffiti – projeto assinado pelo artista visual Márcio SWK e a DaLua Produções – retorna esse mês com o Arte na Praça, para colorir e renovar a Praça Sandro Moreira, na saída do metrô do Flamengo. O evento conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Rua Cultural RJ. 

O espaço escolhido para receber a intervenção artística é ponto de encontro entre moradores do bairro e um importante local de lazer para crianças e jovens do Morro Azul. A área é composta por uma quadra poliesportiva, academia de ginástica para a terceira idade e bancos para jogos de tabuleiro. Sua última revitalização foi implementada em 2017. Por efeitos da ação do tempo e de infiltrações, o grafitti exposto já está desgastado, assim como partes da estrutura. O Arte na Praça surge para trazer novas cores e traços ao ambiente, além de buscar parcerias para promover melhorias na praça, como o conserto das grades e novas traves para o gol. 

Para ajudar a transformar a Praça Sandro Moreira em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto e desenvolver o elo entre arte, cultura e esporte, a equipe irá reunir mais de vinte artistas entre os dias 19 e 21 de agosto. Os artistas Márcio SWK, Fins e Bili Gebara estarão à frente do projeto. Os três convidarão diversos outros nomes para complementar e enriquecer o trabalho coletivo, trazendo diferentes linguagens e referências artísticas que vão proporcionar um resultando ainda mais rico e vibrante. 

Além da pintura de um muro de 150 metros, também será realizada uma oficina presencial sobre técnicas de grafitti para jovens do Morro Azul e alunos do Cemasi, projeto social que oferece atividades para crianças. Ao final do evento, uma exposição virtual dos painéis será disponibilizada nas redes sociais do Revitaliza Graffiti (@revitalizagraffiti). O Arte na Praça visa integrar as diferentes gerações de frequentadores do local e envolver jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo uma troca de experiências e incentivando a prática atividades físicas e visuais. 

Projeto: Arte na Praça – Colorindo e ocupando espaços 

Organização: Revitaliza Graffiti (Márcio SWK + DaLua Produções) 

Ações: 

– Revitalização da quadra e da Praça Sandro Moreira – Rua Paulo VI (saída do metrô do Flamengo) 

– Oficina de graffiti para crianças do Morro Azul e alunos do Cemasi 

Data: 19 a 21 de agosto – sexta a domingo 

Artistas envolvidos:  

Márcio SWK: curador (@marcioswk) 

Artista visual nascido em 1977, no Rio de Janeiro, e morador do Morro dos Prazeres, Santa Teresa. Autodidata, Márcio SWK é pesquisador de letras e formas. Grafitou em mais de 20 países e, também, para marcas como Nike, Antártica e Red Bull. Suas obras passaram por exposições coletivas e individuais e integra importantes coleções particulares. 

Marcelo Jou (Fins): corpo artístico (@marcelojou) 

Nascido e criado em Santa Teresa, Fins completou a graduação de Desenho Industrial em 2007, na Escola de Belas Artes da UFRJ. É o escritor de “Graffiti e Artista Plástico” e um dos fundadores do coletivo de grafite Santa Crew. Seu trabalho já passou por diversos países, como Líbano, Emirados Árabes Unidos, França, Holanda e Alemanha. Hoje, é representado pelas galerias Paçoca (Rio de Janeiro) e Galeria Contempo (São Paulo). 

BiLi Gebara: corpo artístico (@biligebara) 

Natural do Rio de Janeiro, BiLi Gebara começou a pintar na rua cedo. Ainda na década de 80, fez a pintura do muro da casa de sua avó. A cena do graffiti ainda não existia no Rio, mas aquele mural influenciou os grafiteiros por vir. Depois de passar uma temporada na School of Visual Arts, em Nova York, BiLi voltou para o Brasil e foi convidado para integrar o Flesh Beck Crew. Aprendeu a trabalhar com spray e firmou sua identidade nos muros do Rio e do mundo. 

Convidados: 

Amora Moreira (@amori.nha) 

Antonio Ton (@_antonioton) 

BIVES (@joaobives) 

BR (@br_fbc) 

Bragga (@bragga_ffics) 

Bruno Lyfe (@lyfeshop_rj) 

Chico Silva (@chicosilva21) 

Cibelle Arcanjo (@cibellearcanjo) 

Cristiano Preas (@cristianopreas) 

Duim (@duimgraffiti) 

GLOYE (@gloye) 

Karen Tyler (@ktyler.art) 

Lets (@lets_fbc) 

Marcelo Ment (@marceloment) 

Miguel AFA (@miguel.afa) 

Renata Edaz (@edazilhaz) 

Smael (@smael_smile) 

Skarlati (@dacordobarro) 

Tarm (@tarm1) 

Vera Schuler Araripe (@_veraschueler) 

Vinícius Carvas (@viniciuscarvas) 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s