Cinema

| Mateína – A Erva Perdida | Filme estreia essa semana nos cinemas

Com produção brasileira, longa rodado no Uruguai mistura comédia e road movie. Mateína – A Erva Perdida’ estreia nos Cinemas dia 31 de Março.

Federico Silveira, Martín Sacco e Diego Licio em ‘Mateína – A Erva Perdida’ – crédito Analía Pollio

Em um Uruguai do futuro, a erva-mate é proibida. Para salvar a identidade de seu povo, dois vendedores ilegais iniciam uma viagem rumo ao Paraguai para contrabandear e salvar o consumo da erva.

Vencedor dos prêmios de melhor filme e ator do 12º Festival de Cinema da Fronteira exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Coprodução entre Uruguai, Brasil e Argentina, o longa de Joaquín Peñagaricano e Pablo Abdala Richero mistura comédia e road movie.

A aventura de Moncho (Diego Licio) e Fico (Federico Silveira) pelas estradas logo ganha o apoio popular em todo o país. “O herói uruguaio José Artigas (1764-1850) tem um grande paralelismo com nossos protagonistas: ele não queria ser o “pai da pátria”, foi seguido e ajudado pelos habitantes do campo”, apontam os cineastas. “Terminou seus dias no Paraguai com um amigo que, segundo os livros de história, fazia mate para ele”, complementam. Com bom humor, Joaquín e Pablo também refletem sobre o absurdo das proibições e a influência das corporações internacionais nos países latino-americanos.

A zona rural de Montevidéu e as proximidades da cidade de Florida servem de locação para as peregrinações de Moncho e Fico. “Diante de uma perspectiva mais geral, nos propomos a reunir a paixão, a teimosia e a luta de duas pessoas comuns para manter um sonho”, descrevem. A jornada pela volta do chimarrão também inclui perseguições policiais e passageiros inesperados. O elenco traz ainda uma participação de César Troncoso (“O Tempo e o Vento”) no papel de um comissário de polícia.

“Mateína – A Erva Perdida” chega às salas de cinema no dia 31 de março

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s