Cinema, Crítica de Filme

| Romance | Crítica

Em um curta intenso, Romance de Karine Teles conta sua história com grandes planos sequências e atuações perfeitas.

Juliana (Gilda Nomacce) é uma mulher decidida e mostra seu afeto para outras pessoas pela sua forma, mas o curta dirigido e roteirizado por Karine Teles (Benzinho) mostra que o amor em excesso tem seus problemas.

A narrativa é intensa, não pela minutagem final, mas sim pelos planos sequência que estão por toda a obra, e evidencia todo o texto sobre amor e sentimentos que os atores em cena transmitem. 

Gilda Nomacce inclusive transita entre diversos sentimentos em cena, seja pelo tamanho delas, ou pelos diálogos. Há muita plasticidade dela e seus companheiros de cena, que se envolvem em diversos momentos.

O roteiro de Karine é plural, por trazer diversos elementos sobre o amor, com até um pouco de distopia em alguns momentos. O que poderia parecer um excesso para um curta, aqui tem o balanceamento correto e tem linearidade, mesmo com trocas de atos.

Além dos planos, há também um distanciamento da câmera, para mostrar os movimentos em cena, algo até mais teatral do que cinema, mas ainda sim, com grande intensidade e diversas trocas entre os atores.

Juliana passa realismo para as câmeras, por justamente ser uma mulher decidida, o que gera alguns incômodos nos seus parceiros. A dose de realismo em Romance oscila em alguns momentos, seja pelo tema ou relevância, devido a troca de diálogos.

O elenco coadjuvante formado por Enrique Diaz (O Mecanismo), Bruno Balthazar (Os Últimos Dias de Gilda) e Antônio Carrara (Me chama de Bruna) tem a função de representar diversas fases na vida da protagonista, mostrando como mudamos ao longo da vida e temos novas escolhas a fazer, e como o passado pode nos assombrar em outros momentos. 

Romance traz uma história interessante, com a estreia de Karine na direção, que mesmo com pouco orçamento, trouxe uma história densa, com diversas tramas, além dos planos sequências impecáveis. 

Nota: 4/5

*Filme visto na Mostra de Cinema de Tiradentes

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Me acompanhe nas redes sociais Facebook / Instagram / Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s