Ir para conteúdo

| Cinesolar | Websérie é anunciada

CINESOLAR  LANÇA WEBSÉRIE 100% PRODUZIDA E EDITADA COM ENERGIA SOLAR. Projeto que promove sessões de cinema geradas por energia solar migrou ações para o formato digital, como forma de se adequar às orientações de combate à Covid-19,

Composta por 10 episódios, produção audiovisual aborda temas como educação ambiental, ecologia e cozinha sustentável

O Cinesolar, em ação realizada pela Enel Green Power, promove no dia 31 de maio uma webinar de lançamento de “Cinesolar – Caminhos da Sustentabilidade”, websérie produzida e editada 100% por meio de energia solar. Esta inovação sustentável foi possível a partir da utilização da energia solar da estação móvel do Cinesolar, que permitiu o carregamento das câmeras e demais equipamentos de gravação utilizados para a produção deste conteúdo audiovisual. O lançamento da websérie comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 junho. As inscrições para a webinar, que acontece a partir das 19h, podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/webnariocinesolar31/ .

O Cinesolar é pioneiro no cinema itinerante movido a energia renovável em todo o país. Levando a experiência das telonas para comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais em todo o território nacional, o projeto já percorreu 100 mil quilômetros e realizou mais de mil sessões no país, além de levar entretenimento a quase 200 mil pessoas. Além de exibir filmes, a estação móvel do Cinesolar promove, durante o dia, oficinas e atividades lúdicas para os moradores dos locais em que as sessões são realizadas. Este ano, para se adequar às medidas necessárias para conter a pandemia do novo coronavírus, as oficinas e sessões de cinema presenciais do Cinesolar foram adaptadas para ações . Assista ao teaser abaixo.

Composta por 10 episódios, sobre os mais variados temas de educação ambiental, a websérie faz parte do programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Enel Green Power, com produção da Brazucah Produções, por meio do Cinesolar, e coprodução da Orgânico Simples. A obra tem a proposta de servir como base de apoio para professores da rede pública do país durante as aulas, além de ser indicada a pessoas interessadas em temas de sustentabilidade, meio ambiente, bem-estar, ecologia, entre outros.

“A websérie é uma forma de manter viva a proposta do CineSolar, de levar os temas de meio ambiente e sustentabilidade para comunidades vizinhas às plantas da Enel Green Power, que muitas vezes estão localizadas em áreas remotas do Brasil. O formato digital nos permite ampliar as atitudes em prol da preservação ambiental, que já são realizadas em nossos empreendimentos. Além disso, a websérie é uma demonstração concreta de como as fontes renováveis podem estar presentes de forma positiva no dia a dia de todos nós”, avalia Debora Pinho, responsável de CSV e Projetos de Sustentabilidade em Geração e Transmissão.

A produção de “Cinesolar – Caminhos da Sustentabilidade” foi realizada a partir de imagens coletadas nas viagens do projeto Cinesolar pelo Brasil afora, gravação com profissionais de diversas áreas para apresentar e explicar os temas abordados, bem como imagens de arquivo.

Com linguagem acessível e didática, a websérie é indicada para público de todas as idades. Entre os principais temas abordados nos episódios estão: educação ambiental e cultura de paz, lixo orgânico e compostagem, cozinha sustentável, energia eólica e reutilização de materiais para a produção de instrumentos musicais.

“Estamos felizes com o lançamento desta websérie durante a pandemia, pois essa ação possibilitará que o Cinesolar continue percorrendo o Brasil de forma online. Os temas de cada episódio foram escolhidos para demonstrar que pequenas ações diárias contribuem para a preservação do nosso planeta e tornam o nosso dia a dia mais sustentável e equilibrado”, explica Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.

A websérie Cinesolar – Caminhos da Sustentabilidade ficará disponível no Youtube do Cinesolar, que pode ser acessado aqui, a partir do dia 01 de junho de 2021.

Oficinas de Educação ambiental

A webinar de lançamento de “Cinesolar – Caminhos da Sustentabilidade” marca ainda o encerramento das oficinas de educação ambiental realizadas nos meses de abril e maio para cerca de 200 escolas. Os encontros tiveram participação de aproximadamente 900 professores de diversas localidades do país.

As aulas abordaram temas ligados à educação ambiental, sustentabilidade, agroecologia, bem como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Em complemento à formação, os professores participantes receberam material de apoio, contendo ecobag, camiseta, apostila da oficina, pen drive e catálogo de filmes para serem utilizados em salas de aula. Também foram emitidos certificados aos participantes.

Esta formação prossegue com outras seis webinars mensais, de junho a novembro, que visam a estimular o compartilhamento de experiências entre esses professores que receberam capacitação com outros profissionais e, assim, ativar uma rede de educação ambiental em diversas localidades do país. 

Categorias

Eventos

Tags

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: