Em um filme para toda a família ‘Dia do Sim’ chega para ser a fonte de entretenimento livre na Netflix. Confira a crítica completa
Em Dia do Sim, acompanhamos Carlos (Edgar Ramírez) e Allison (Jennifer Garner), um casal que está acostumado a dizer sempre “não” para seus amigos e familiares. Contudo, as coisas mudam quando eles decidem tirar um dia para dizer “sim” para qualquer proposta feita por seus três filhos. O que eles não contavam é que terminariam envolvidos em um amontoado de confusões por Los Angeles.
O longa dirigido por Miguel Arteta (Sócias Em Guerra) traz uma narrativa bem leve para os pais. Este tom é percebido no casal Carlos e Allison principalmente por trazer uma relação sem peso com os seus filhos. Eles são bons pais e percebem que o ‘Dia do Sim’ seria algo para deixar a família mais unida. O problema são os eventos deste dia que escalonam.
A trama não tem surpresas, mas são bem filmadas e possuem muita profundidade, vide as cenas da guerra de balões de água. Essa forma de filmagem é raramente vista em filme leves, já que eles costumam focar na família e não no seu redor.

As cenas de interações impressionam pela grandiosidade e como elas são importantes para a narrativa linear que temos aqui. Mesmo com a escala exagerada e algumas não fariam tanto sentido no mundo que vivemos, mas elas divertem e cumprem seu objetivo.
Por ser um filme de família, não temos grandes atuações, mas temos atuações seguras de Jennifer Garner, Jenna Ortega entrega um adolescente ‘rebelde’ real e Edgar Ramirez, mesmo não sendo um gênero que não estamos acostumados a vê-lo, ele dá conta do recado e ainda faz cenas em espanhol divertidíssimas.
A trama escrita por Justin Malen (A Última Ressaca do Ano) aproveita a diferença de idade das crianças para abordar pontos diferentes na história, a rebeldia adolescente, a criança pequena e o pequeno nerd que apenas quer se divertir. Não há um aprofundamento nessas tramas, mas fazem sentido e até possuem um pouco de realidade.

O casal aqui é bem afinado e interage bem, são um típico casal americano com filhos, o interessante é perceber como a história de Allison para trazer pontos interessantes, como a dificuldade que ela possui em conseguir um bom emprego depois de cuidar dos filhos pequenos e como Carlos acaba desenvolvendo duas personalidades, a que ele tem com os filhos e no trabalho. O roteiro trabalha as a jornadas de pai e mãe de uma forma diferente que agrega.
A forma leve se mantém durante todo o filme, fazendo com que ‘Dia do Sim’ seja aquele típico filme de ‘sessão da tarde’ que diverte os filhos e os pais podem se reconhecer nas atitudes do casal protagonista, já que eles fazem o muitos pais fazem, tentar criar os filhos sem se descabelar.
Não é um filme inventivo, ou busca trazer novos elementos para o gênero, ele traz exatamente o que queremos, de uma forma linear e sem grandes sustos. ‘Dia do Sim’ é um desafogo dos pais para melhorar sua relação com os filhos e ao acompanhar essa história, desejamos que dê certo e será que o ‘Dia do Sim’ irá ocorrer novamente na família?
Nota: 3/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @npmes