Sem categoria

| A História de Um Sonho – Todas as casas do Timão | Crítica

Confira a crítica de A História de Um Sonho – Todas as casas do Timão



Para você que gosta de esportes, sabe o que jogar “em casa” significa, para você que não faz ideia do que falo, te explico.  Utilizamos a expressão “Jogar em casa” quando um time joga em seu próprio estádio, ou seja, sua “casa”, mas o Sport Clube Corinthians Paulista não tinha sua casa até maio de 2014 quando a Arena Corinthians (ou Itaquerão) foi inaugurado, porém isso era diferente com este clube paulista.

Não importa onde o clube  jogava, ele invadia, fazia o clube sempre se sentir em casa devido a sua torcida sempre apaixonada que sempre comparece. Essa invasão é a temática principal de A História de Um Sonho – Todas as casas do Timão.

O documentário de Ricardo Aidar foca nesta parte, a paixão do torcedor e que ele vai a qualquer lugar para ver o time jogar, e essa motivação fica clara a cada personagem, depoimento e história mostrado.

A narrativa é linear mostrando boa parte da trajetória do time, com foco na vitoriosa, para mostrar essa evolução e como o time tinha um sonho antigo de ter sua própria casa, mesmo ele fazendo a casa alheia como seu salão de festas. Ele mostra diversos títulos comemorados como time visitante.

O filme se apoia na história e mostra didaticamente como tudo ocorre e sabe dar a importância a cada momento, por isso quando mostra a relação do clube como o estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, localizado em São Paulo é o momento alto da história e percebe-se como a relação entre estádio e torcida era diferente.

Obviamente o filme mostra os principais títulos do clube, com a conquista da Libertadores e Mundial de Clubes, mas ele não foca nos jogadores e nas partidas e sim no lado de fora, nos personagens que envolvem essas partidas.

O documentário até traz entrevistas como jogadores como o goleiro Cássio e o atacante Danilo, mas as entrevistas dos mesmos são burocráticas e servem mais para explicar a história pelo viés do jogador dentro do campo, as melhores histórias desse filme se originam fora das quatro linhas.

O documentário é uma ótima pedida pro projeto “Projeta Às Sete” por trazer uma boa história de um dos maiores clubes do Brasil a um preço popular e em cinemas próximos a transporte público em horários bons para diversas idades, e sim este filme é uma ótima recomendação pros corintianos, mas também é uma bom documentário pros amantes de esportes.


Nota: 3/5
Saldo: História levada a sério

3 comentários em “| A História de Um Sonho – Todas as casas do Timão | Crítica”

  1. Nao acredito q escreveu sobre o filme do maior time do mundo! \”mesmo ele fazendo a casa alheia como seu salão de festas.\”, vc é fod* professor. Um dia todo mundo vai reconhecer o seu trabalho, continua trabalhando q eu vou continuar acreditando. Todo sucesso do mundo, vou sentir sdds.

    Curtir

Deixe um comentário