Cinema, Eventos

Zinho – Stop Motion na Infância | Programa ganha novos detalhes

O diretor e produtor cultural, Ricardo Rodrigues, mergulhou mais uma vez no universo da animação em Stop Motion e na educação socioeducativa no projeto: “Zinho – Stop Motion na Infância”; o programa resultou em formação cultural de pessoas com deficiência.

O diretor e produtor cultural, Ricardo Rodrigues, mergulhou mais uma vez no universo da animação em Stop Motion e na educação socioeducativa no projeto: “Zinho – Stop Motion na Infância”; o programa resultou em formação cultural de pessoas com deficiência e dois curtas-metragens que estão sendo exibido em diversas cidades brasileiras. “O Mundo de Diego”, por exemplo, entrou na 21º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e no Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte.

Contemplado pela Lei de Incentivo PRONAC nº 203605, o projeto foi dividido em duas frentes: as oficinas socioeducativas e o curta-metragem. A primeira etapa foi realizada com os usuários da APAE de Bariri, interior de São Paulo, que tiveram a oportunidade de realizar mais de 50 oficinais de animação.

“Sou professor na APAE e gosto muito de trabalhar com atividades socioeducativas com os alunos e as alunas da associação. Acredito que a arte e a cultura têm um papel fundamental no desenvolvimento humano, independente se há alguma deficiência ou limitação. Ensinar a arte do stop motion e da animação baseado na história do filme “O Mundo de Diego” foi muito prazeroso e incluso, pois o curta aborda esses temas”.

A aceitação dos usuários da APAE foi tanta que Ricardo Rodrigues, com seu olhar aguçado e sensível, decidiu dirigir um curta elaborado totalmente pelos próprios alunos. Da concepção da história à narração, passando pela modelagem dos bonecos (personagens), e todos os outros detalhes que envolvem um filme foram idealizados pelos próprios usuários.

Com a “riqueza dos defeitos”, “O Mundo de Diego” ganhou corpo e aceitação do público e da crítica. O curta-metragem foi selecionado para a 21º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte.  

Além do filme, o projeto “Zinho – Stop Motion na Infância” produziu o curta “Zinho, o Filhote”, que também está rodando em diversas cidades do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. Confira onde as obras serão exibidas através do perfil da produtora Bela Balela: @bela.balela

Mais sobre o curta “Zinho, o Filhote”

Os valores de inclusão e amizade estão presentes no curta-metragem “Zinho, o Filhote”, que acaba de ser lançado pela produtora Bela Balela.

O enredo é construído a partir da ética moral de Kéti, uma criança de cinco anos que faz o papel central da trama. Durante a aventura, a mocinha encontra Loran, um menino com paralisia facial que mostra muita garra e superação. As crianças têm a companhia do cachorro Zinho, que expressa amor e companheirismo. O curta “Zinho, o Filhote” é do gênero drama/aventura, disponível para todos os públicos.

Mais sobre o curta “O Mundo de Diego”

Diego, menino cego de 6 anos, experimenta através dos sentidos o que necessita para ter uma vida feliz com a família e seu cachorro, Bombinha. Decidido em ir para escola sozinho ele se aventuras pelas calçadas da vizinhança rumo a escola, mas ele não contava com um acidente de carro próximo dele, deixando seu mundo desequilibrado e confuso. No meio da confusão com um celular ele pede socorro para mãe, que para surpresa dele a mãe já estava ali, aliás nunca saiu dali de perto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s