Animação, Cinema

| Tromba Trem | Crítica

Tromba Trem diverte adultos e crianças, por justamente adequar suas linguagens para diversos públicos e ainda conta com uma narrativa de família. Confira a crítica completa.

Tromba Trem é um sucesso nas animações infantis e justamente por isso, uma visita nos cinemas era esperada. E finalmente podemos ver as novas aventura (ou aventura inédita) do grupo.

A narrativa não busca surpreender e sim trazer novos fãs, então temos uma narrativa nova, sem se preocupar com o que foi construído na série, e como temos a introdução dos personagens em pequenas cenas, nos sentimos presentes logo no primeiro ato.

O filme até pode ser inédito, mas ele não busca a reinvenção do de nada. Temos os personagens do mesmo jeito. E como a narrativa é centrada, o material anterior é tempo pouco peso aqui, como se aventura do cinema fosse uma continuação da série.

As piadas e trocadilhos chamam mais a atenção do que a narrativa, por justamente pensar nos diversos públicos. Temos piadas adultas e para crianças. Aqui temos uma preocupação de conteúdos abrangentes, até pequenas nuances com a situação política do Brasil, não passaram despercebidas.

E o longa também é inteligente para trazer o que funciona na animação original, como as duplas entre eles e os cupins. Pode ser algo conhecido para quem acompanha o grupo, mas é uma grata surpresa para novos consumidores.

O traço e continuação de cenas é exatamente como o mesmo, a principal diferença fica pela personagem dublada por Marisa Orth que não é um coadjuvante de luxo, ela é primordial para a nova trama.

O filme acaba sim, seguindo os primórdios da animação, com um ponto de troca de arcos e narrativas pensados, mas eles sabem se divertir a cada momento. E mal percebemos o tempo passar. 

E por justamente ter um caminho certo com piadas bem colocadas, vemos como o studio (O Mesmo de Irmão de Jorel) pensa em diversos pontos de narrativa, entendendo que cada momento precisa de novas nuances e pode introduzir novos elementos, sem perder o fluxo principal.

Não é uma animação de encher os olhos quanto a traços e profundidade, mas eles sabem entregar uma narrativa intensa e concisa, sem precisar de grandes trocas. O nosso elefante amarelo e sua turma resolvem bem os problemas colocados na tela.


Tromba Trem mostra o quanto o brasileiro sabe escrever uma boa história e entende como encantar as diversas gerações sem grandes esforços.

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Me acompanhe nas redes sociais: Facebook / Instagram / TikTok / Youtube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s