Ir para conteúdo

| Brazucah Produções | Novas palestras são anunciadas

Cineasta Silvio Tendler e Facebook são os destaques de agosto do circuito de palestras sobre cinema brasileiro

Silvio Tendler, cineasta responsável por mais de 50 filmes, incluindo “Glauber:  o filme – Labirinto do Brasil” e “Jango” um dos palestrantes deste mês

O “Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo” retorna em agosto com cinco encontros que propõem um debate sobre as diferentes interfaces da produção audiovisual do país. A programação das atividades deste mês, promovidas pela Brazucah Produções em parceria com o Centro Paula Souza, será aberta no próximo dia 25, às 10h, com a palestra “O cinema como intervenção”, ministrada pelo cineasta Silvio Tendler, responsável por mais de 80 longas, médias e curtas-metragens com forte viés histórico, social e político.

Entre os destaques da extensa e premiada filmografia de Tendler encontram-se “Glauber:  o filme – Labirinto do Brasil”, vencedor dos prêmios da crítica e do público no Festival de Brasília em 2005, e “Jango”, que recebeu três troféus no Festival de Gramado de 1984. A palestra deste renomado cineasta brasileiro vai trazer uma reflexão sobre novas formas de mobilização pública pelo cinema, seja por redes sociais, formação cineclubista ou por novas tecnologias.

Já a mesa “Cinema Brasileiro e Educação: mediação de filmes na sala de aula”, que será conduzida por Cláudia Mongadouro também no dia 25, às 14h, vai detalhar a importância das obras audiovisuais como suporte pedagógico na educação básica do país. Cláudia é historiadora, com especialização, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso e do Coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação. 

Fechando as atividades deste primeiro dia, às 16h, o encontro “Festivais do cinema brasileiro”, vai propor um debate sobre a importância dos festivais de cinema enquanto espaços de difusão de cinema e revelação de novos nomes para o cenário do audiovisual. A palestra será ministrada por Tetê Mattos, doutora em Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, documentarista, curadora e pesquisadora sobre festivais de cinema.

Facebook

No dia 26, às 10h, o circuito virtual será aberto com a atividade “O Facebook e as narrativas mobile”, que será conduzida por Renata El Dib, responsável pela direção de criação do Creative X do Facebook no Brasil, no qual desenvolve estratégias criativas globais com relevância local para os seus aplicativos no mercado brasileiro. Com 20 anos de experiência em direção de arte e estratégias criativas no mercado publicitário, Renata passou por agências como Lowe, Grey, DM9DDB, Loducca, Y&R, Wieden+Kennedy e Africa, com desenvolvimento de campanhas para marcas como Honda Motos, Nissan, Peugeot, Bohemia, Skol Beats, Natura, entre outras.

Encerrando as atividades de agosto, a palestra “Spcine Play”, vai abordar os diferentes aspectos das políticas públicas acerca da difusão de conteúdos audiovisuais e no impacto ao público. A conversa será conduzida por Dilson Neto, mestre em roteiro pela Edinburgh Napier University, na Escócia, bacharel em Audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador de Difusão da Spcine.

“Estamos super empolgados em trazer esses profissionais renomados para conduzirem os nossos encontros de agosto. Esta nova programação convida o público a refletir sobre as  mais variadas vertentes do cinema enquanto ferramenta cultural, profissional e tecnológica, afirma Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções.

Todas as palestras deste mês serão transmitidas ao vivo pelos canais do Youtube do Cinesolar: www.youtube.com.br/cinesolarbrasil e do Centro Paula Souza, disponível aqui:

COMO PARTICIPAR

O Circuito virtual de palestras é destinado a estudantes, professores e demais pessoas interessadas no processo criativo do audiovisual do país. Lembrando que apenas pessoas inscritas em cada evento receberão certificados de participação.

As inscrições para as atividades de agosto podem ser realizadas pelo link:  https://www.even3.com.br/redebrazucah2021/ até a data do respectivo encontro. Por lá, também é possível consultar os temas dos encontros de setembro e os respectivos palestrantes, bem como se inscrever.

O “Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo” é uma contrapartida social de formação de público dos projetos Cinesolar, Cine Autorama e Rede Brazucah, organizados pela Brazucah Produções e que foram viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realização Ministério do Turismo e Governo Federal.

Os encontros virtuais foram abertos em 27 de abril com a palestra “Panorama do Cinema Brasileiro Contemporâneo”, ministrada pela cineasta Anna Muylaert. Até novembro, serão ministradas um total de 35 palestras sobre diversos aspectos da produção audiovisual.

Programação de agosto:

Dia 25 de agosto

10h: O cinema como intervenção

Palestrante:  Silvio Tendler, cineasta responsável por mais de 50 filmes, incluindo “Glauber:  o filme – Labirinto do Brasil” e “Jango”.             

14h :

Tema: Cinema Brasileiro e Educação: Mediação de filmes na sala de aula

Palestrante: Profa. Dra. Cláudia Mongadouro –  doutora em comunicação pela universidade de São Paulo e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso e do Coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação

16h

Tema: Festivais do cinema brasileiro

Palestrante: Tetê Mattos – doutora em Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, documentarista, curadora e pesquisadora sobre festivais de cinema.

Dia 26 de agosto

10h

Tema: O Facebook e as narrativas mobile

Palestrante: Renata El Dib – diretora de criação do Creative X do Facebook no Brasil

16h

Tema: Spcine Play

Palestrante: Dilson Neto, mestre em roteiro pela Universidade de Edimburgo e coordenador de Difusão da Spcine

Inscrições para os encontros: https://www.even3.com.br/redebrazucah2021/  até a data de cada palestra

Quanto: Grátis

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: