Ir para conteúdo

| CineSolar | Chamamento de curtas-metragens é anunciado

Serão selecionados 56 filmes com temática infanto-juvenil  para compor a “1ª Mostra de Filmes Cinesolar: A Brincadeira Tá On”, no Cinesolar , projeto da Brazucah Produções.

O CINESOLAR, projeto da Brazucah Produções que promove exibições de cinema itinerantes geradas por energia solar, abre nesta segunda-feira (19)chamamento para seleção de 56 curtas-metragens com temática infanto-juvenil.  As obras selecionadas vão compor a “1ª MOSTRA DE FILMES CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON”, que será realizada em outubro de 2021, em celebração ao Mês das Crianças, com o patrocínio da CPFL Energia, por meio do apoio do Instituto CPFL.  

Para se adequar às medidas necessárias de contenção da pandemia do novo coronavírus, o CINESOLAR segue adequando suas ações de sustentabilidade para o formato online.  Além de estar alinhada a este novo momento do projeto, a mostra de filmes pretende ainda ampliar o alcance e a circulação da produção audiovisual independente brasileira, com a proposta de gerar renda local e impacto social através da produção ligada à economia criativa das periferias do Brasil.

Visando à descoberta de novos olhares e vozes de localidades descentralizadas de todo o Brasil e fortalecer comunidades e coletivos, a mostra irá priorizar obras de produtoras e coletivos independentes que atuam nas periferias das cidades brasileiras, comunidades tradicionais e produções realizadas por povos originários. Na curadoria, a Margem Entretenimento trará sua experiência com coletivos que atuam em território nacional com produção musical e audiovisual. O autor de cada filme selecionado vai receber R$500 como forma de licenciamento da obra, que será exibida pelo canal do Youtube do CINESOLAR: www.youtube.com.br/cinesolarbrasil .

“Desde 2020, nós do Instituto CPFL temos a missão de ampliar o investimento em projetos de transformação social. Ainda assim, mantemos o apoio a projetos culturais, como o CINESOLAR, porque acreditamos na no impacto positivo da cultura – nossa veia original começou na cultura. Através deste chamamento, é possível aliar a cultura com atenção social através do incentivo à produção audiovisual, uma área em que nós temos muita expertise e da qual somos incentivadores. É uma excelente perspectiva para a produção cultural brasileira que tanto tem padecido neste momento. Esperamos descobrir novos talentos e materiais muito ricos em regionalismos, linguagem e características únicas dos vários “Brasis” que nosso país possui”, avalia o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

Serão aceitos curtas-metragens de até 25 minutos de duração das mais variadas  linguagens, como documentário, ficção, experimental e animação. Cada proponente poderá submeter até três projetos para apreciação da curadoria, sendo que até dois desses podem ser selecionados para exibição. Confira o regulamento completo aqui: http://mostracinesolar.com.br/index.php/regulamento/

“Sem dúvida será uma seleção com filmes inspiradores e criativos, que refletem toda a originalidade e potencial artístico dos realizadores audiovisuais brasileiros. Já estamos ansiosos para receber este conteúdo”, afirma Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções e idealizadora do CINESOLAR.

Os interessados em participar da mostra deverão inscrever os curtas-metragens até o dia 09 de agosto por meio deste formulário: http://mostracinesolar.com.br/index.php/inscricoes/ . As obras selecionadas serão divulgadas até o dia  20 de julho pelo site do CINESOLAR.

A “1ª MOSTRA DE FILMES CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON” é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura e Proac, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e  Margem Entretenimento e realização da Brazucah Produções, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo,  Ministério do Turismo e Governo Federal.

Masterclass, oficinas e entrevistas: 

Além de terem os filmes exibidos durante a mostra, os autores dos curtas selecionados vão participar de masterclasses sobre diversas vertentes do audiovisual ministradas por profissionais do setor. 

Serão realizadas ainda oficinas para crianças e jovens sobre cinema através de atividades lúdicas. A mostra prevê também exibição de vídeos dos diretores participantes falando sobre o respectivo processo de criação, trajetória e vivência no audiovisual, principais referências e etc. Este conteúdo também ficará disponível para acesso no canal do Youtube do CINESOLAR.

SERVIÇO:

O quê: Chamamento para seleção de curtas-metragens da “1ª Mostra de Filmes Cinesolar: A Brincadeira Tá On”

Quem pode participar: coletivos, produtores e realizadores audiovisuais das periferias do Brasil

Inscrições: de 19 de julho a 09 de agosto de 2021 pelo link: http://mostracinesolar.com.br/index.php/inscricoes/

Divulgação dos filmes selecionados: 20 de setembro pelo site http://mostracinesolar.com.br/

Categorias

Eventos

Tags

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: