Ir para conteúdo

| Toca | Crítica

Em um curta que busca falar de construir sua própria casa sem esquecer dos amigos, ‘Toca’ curta da Pixar chega ao Disney+ e está indicado na categoria melhor curta no Oscar 2021.


Em ‘Toca’, uma jovem lebre embarca em uma jornada para cavar a toca dos seus sonhos, apesar de não ter ideia do que está fazendo. Em vez de revelar aos vizinhos suas imperfeições, ela se afunda cada vez mais em problemas. Depois de ficar muito mal, ela descobre que não há vergonha em pedir ajuda.

A diretora Madeline Sharafian (Ursos Sem Curso) em menos de 6 minutos traz uma narrativa densa e cheia de detalhes, sem precisar de nenhuma grande mudança para isso. O coelho mostrado aqui é aquele típico adulto, que busca conquistar sua casa sem precisar de ajuda de ninguém, mas o curta irá nos mostrar que todos precisamos de apoio para conquistar nossos sonhos.

E como conseguir realizar nossas conquistas? Com ajuda. O curta traz uma narrativa leve e rápida para nos mostrar que não somos nada sem alguém ao nosso lado. E como para sermos alguém precisamos de ajuda.

Crédito: Disney+



Claro, que quando eu falo de ajuda, automaticamente pensamos em um interesse amoroso, ou em uma vida a dois, aqui temos uma visão mais ampla e diferente do que estamos acostumados, afinal dificilmente pedimos ajuda aos vizinhos quando precisamos, acabamos nos virando sozinhos. E nem sempre isso é solução.

‘Toca’ tem um traço cartunesto com dinamismo e velocidade, para justamente dar ritmo a uma narrativa que precisa se encerrar em menos de 10 minutos, mesmo com este visual 2D simples, ele tem uma movimentação interessante com muita profundidade.

Em um mundo como o atual, onde acabamos vivendo cada vez mais isolados (A pandemia piorou este quadro) é interessante ver um curta que busca mostrar que viver em sociedade ou conhecer os seus vizinhos é uma boa escolha. De que receber indicações externas nos ajudam a crescer e nos desenvolver como seres humanos.

A forma com que ‘Toca’ trabalha o conceito de sociedade, principalmente em ajudar o que precisam ou ajudar a solucionar o problema sem perguntas é algo raro no mundo que vivemos. O curta mostra que podemos confiar nas pessoas ao redor para resolver os problemas, sejam eles simples ou graves.  

‘Toca’ da Pixar, se estivéssemos em um mundo sem covid-19 seria distribuído da seguinte forma. Ele foi escolhido para ser exibido antes de ‘Soul’, mas com a estreia do longa acabou sendo colocado diretamente para o Disney+, essa ‘sequência’ se perdeu, mas ambos estão no serviço de streaming da Disney, para você assistir.

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Categorias

Streaming

Tags

,

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: