Ir para conteúdo

| O Dilema das Redes | Crítica

Confira a crítica de ‘Dilema das Redes’, um documentário original Netflix que escancara os vícios em redes sociais a partir de depoimentos dos profissionais que criaram as redes que usamos.

Você pode ter chegado neste texto por redes sociais, e no documentário original Netflix ‘Dilema Das Redes’ mostra como os aplicativos mudaram nossa forma de ver a vida, mas como tudo na vida, há sempre um risco. E esse documentário mostra este risco de uma forma diferente, com profissionais que já trabalharam ou que trabalham com Facebook, Instagram, Youtube e outras redes famosas, apenas este elemento já destaca este documentário de qualquer outro que fale sobre o assunto.

O documentário é como esperamos, com depoimentos dos profissionais dessas redes, mas ele tem uma ‘cara de filme’ ao trazer situações dramatizadas baseadas em situações reais. Temos uma família que vive essas situações e vamos percebendo como as redes agem em cada faixa etária. E as escolhas didáticas para mostrar isso, são excelentes.

Cena de ‘O Dilema das Redes’ – Foto: Divulgação

‘Dilema’ não só mostra nosso comportamento nas redes, mas como ele faz com que os aplicativos busquem sempre uma forma de você interagir ainda mais com eles, por exemplo, se você busca um determinado tema por um tempo grande, os aplicativos sugerem vídeos, fotos ou pessoas com o mesmo pensamento. Como a Netlfix que recomenda algo para você com base no que você assiste, e como este tipo de serviço é ‘exclusivo’.

Mostrar o problema e discutir o tema também é um ponto presente aqui, o documentário mostra a opinião de especialistas sobre os problemas que excesso de redes sociais acarretam, principalmente nos mais jovens que possuem muitas neuras quanto a seus corpos e como as redes são cruéis em alguns sentidos.

Cena de ‘O Dilema das Redes’ – Foto: Divulgação

Mesmo sendo perturbador em alguns momentos, ele mostra que a indústria pode sim mudar, mas parte dessa mudança passa pelos usuários, como não replicar fake News nas redes, por exemplo. Quem sabe o ‘Dilema’ tenha alguma solução enfim.

Nota: 3/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @npmes

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: