Ir para conteúdo

| Atrás da Sombra | Crítica

Confira a crítica de ‘Atrás da Sombra’

atras da sombra poster

Como é engraçado que os gêneros suspense e terror se misturam com facilidade, em ‘Atrás da Sombra’, o longa de Thiago Camargo une estas formas para contar a sua história. E o filme começa até que dentro do que esperamos, mas ao avançar a história, percebemos que a narrativa, irá discutir outros pontos conforme conhecemos os personagens.

A história é conduzida por Jorge (Bukassa Kabengele), um detetive particular de Goiânia (O filme foi filmado nesta cidade e arredores) que vai até Golinópolis resolver alguns casos estranhos de afogamento. Este começo não tem nada de especial. O longa realmente começa quando ele começa a sonhar com uma entidade.

Golinópolis é uma típica cidade de interior que rejeita o que vêem de fora ou da capital, Jorge tem dificuldades de continuar sua investigação, o que fazer seguir caminhos pouco ortodoxos para conseguir as informações os casos, o que leva a alguns problemas com a polícia local. E mesmo com tudo isso, ele continua a sonhar a entidade, sonhos cada vez mais vívidos.

atras da sombra 03
Cena de ‘Através da Sombra’ – Foto: Divulgação – Elo Company

Essas mudanças das relações entre entidade e protagonista, mostram como o roteiro de ‘Atrás da Sombra’ é diferenciado, pois ele não se aproveita disso para os famosos ‘jump scares’ ou como gosto de falar, os sustos gratuitos. O sobrenatural aqui é um personagem que agrega diversos elementos a narrativa central, trazendo discussões importantes como negritude, preconceito e relações de poder.

O filme tem um elenco enxuto, sem grandes subtramas, mas bem utilizado. O diretor usa principalmente os personagens secundários para agregar a história em cenas bem curtas. O foco é o protagonista e suas relações mais próximas, que cada um a sua forma tenta explicar o que ocorre na pequena cidade.

Além de ser um roteiro que usa bem as relações entre os personagens, a forma com que eles se relacionam com a religião, já que temos um protagonista cético. Ele consegue trazer elementos clássicos do terror e suspense para uma história bem brasileira, sem precisar gelar a espinha do espectador para isso.

atras da sombra 02
Cena de ‘Através da Sombra’ – Foto: Divulgação – Elo Company

Essa modernização e adaptação do que esperamos de um filme como esse, é o grande trunfo de ‘Atrás da Sombra’ que mostra que o cinema brasileiro pode trazer novas informações, vistos por exemplo em ‘Corra’ (2017) e a série da HBO True Detective.

Claro, que o filme não é uma perfeição, tem seus problemas, mas de nenhuma forma atrapalham a boa história que ‘Atrás da Sombra’ traz para as telas.

Nota: 3/5

Saldo: Filme seríssimo

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @npmes

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: