Ir para conteúdo

| Açúcar | Crítica

Confira a crítica de Açúcar

Este longa de Renata Pinheiro e Sérgio de Oliveira que tem o protagonismo de Maeve Jinkings (O Som Ao Redor) mostra Maria Bethânia uma herdeira de um engenho, na Zona da Mata, mas ao visitar este local ela acaba enfrentando um passado pessoal e um passado de outras épocas presentes nas terras da família.
O filme tem uma visão contemporânea das relações entre senhores (Neste caso, senhora) de engenho e seus escravos, e são em pequenos atos e ações de personagens percebemos que ‘Açúcar’ irá tocar em feridas históricas, mas sem trazer à tona a violência e abusos. Aqui o preconceito, está nas palavras e gestos.
O roteiro feito pela dupla de diretores, sabe balancear a história e trazer algumas formas diferentes de abordar um tema presente no cinema nacional, por exemplo, as canções utilizadas no enredo, elas trazem uma atmosfera desigual do que é mostrado em cena.
Maeve Jinkings (Alessandra) em cena
Foto: Divulgação – Boulevard Filmes
A desigualdade social da época onde o Brasil era grande produtor de açúcar, onde praticamente tudo dentro do engenho fala de brancos sobre negros, uma simbologia simples (De diversas que estão no filme) é sobre a casa grande estar no ponto mais alto da fazenda onde é possível observar a senzala e outros locais.
Bethânia faz do grupo que infelizmente ainda existe no Brasil, onde não acredita no fim da escravidão, e tem incrustado na sua personalidade essa diferença de raças que sabemos não existe. Inclusive a entrada de Alessandra (Dandara de Morais) na história é para justamente fazer com que os personagens reajam com ainda mais desprezo.
Não há espaços para redenção nesta história aqui; Açúcar não caminha por este horizonte, ele mostra as diferenças e a cada cena as deixa ainda mais discrepantes. De uma forma que podemos fazer uma analogia ao nosso tempo, onde há aquelas pessoas de classe média que não podem vivenciar pessoas de outras classes sociais em ascensão.
Nota: 4/5
Saldo: Filme seríssimo
Instagram: @npmes

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Um comentário em “| Açúcar | Crítica Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: