Confira a crítica de Esquadrão 6
‘Aqui até as explosões tem explosões’, diz Ryan Reynolds antes da exibição do filme no auditório Ibirapuera em São Paulo. E ele não está errado.
Diretor de cinema costuma depois de alguns filmes feitos a mostrar sua assinatura ou a sua forma de abordar a história, como os obsessivos por cores e simetria como Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste) e cenas de violência bem marcadas e violentas como Quentin Tarantino (Era Uma Vez..Em Hollywood) e o diretor do filme original Netflix ‘Esquadrão 6’ Michael Bay (Transformers e Tartarugas Ninjas) tem seu estilo para as cenas de ação, e pela primeira vez vemos essa assinatura elevada a décima potência.
Temos aqui uma equipe genérica de ação, ou seja, cada um está no grupo por possuir um determinada habilidade, o roteiro de Rhett Reese (Deadpool) e Paul Wernick (Zumbilândia) até brinca com este fato ao chamar estas pessoas por números e não nomes, afinal queremos explosões e cenas de ação, não nos preocupar com nomes de cada um.
Cena de Esquadrão 6
Foto: Divulgação – Netflix
Como já dito, o original da plataforma exagera em cenas de ação, um exagero que até faz sentido, mas em alguns momentos fica aquele pensamento ‘Era necessário isso?’, mas por ser um filme de ação, seguimos a história e percebemos que o longa se preocupa mais com isso do que construir uma narrativa entorno dos carros voando.
Estes excessos cometidos contaminam o filme, lembramos apenas de Ryan Reynolds (Deadpool 2) que além de ser o líder do grupo serve com alívio cômico e seus atos interferem na trama, mas tirando isso, o elenco fica refém ao ritmo frenético e tiroteios com balas infinitas e boa mira para os mocinhos e péssima mira e balas restritas aos vilões (Já viu isso em algum lugar não é mesmo?).
O filme pode ser até o mais ‘Michael Bay dos filmes do Michael Bay’, mas carece de elementos para o tornar memorável, ele fica parecendo aquele filme que você escolhe quando ‘não quer pensar’ ou ‘vai este mesmo’. E só, mas pelo menos as cenas de ação são em grande escala e bem-feitas e marcadas, nada de amadorismo.
Cena de Esquadrão 6
Foto: Divulgação – Netflix
Esquadrão é um filme de ação ‘ok’, sem correr grandes riscos ou tentar algo diferente no gênero, seu primeiro ato mostra rapidamente qual será o ritmo que se mantém o mesmo, mas se este é tipo de filme que você aprecia, dentro do que espera, ele não te decepciona, mas pra quem esperava algo diferente, ficará desapontado.
Nota: 2/5.
Saldo: Filme nada sério, exceto quando tem explosões.