Ir para conteúdo

| CineBH |Sessões presenciais são anunciadas

Mostra CineBH que promove sessões presenciais para comemorar seus 15 anos

Para comemorar os 15 anos de história, a Mostra CineBH lança uma novidade – amplia o diálogo e a conexão com as comunidades, coletivos e projetos sociais com a realização da ação Quem Movimenta a Cidade? – um recorte da programação da Mostra A Cidade em Movimento que coloca em destaque coletivos, projetos sociais e seus protagonistas para apresentar o resultado de seus trabalhos, pesquisas, ações e projetos que fazem a diferença na cena da cidade, de Minas Gerais e do Brasil. Uma iniciativa múltipla e diversa para compartilhar a caminhada, construir pontes de forma integrada e somar sonhos, afetos e desejos de movimentos de interesses comuns no anseio de dias melhores.

Ao olhar as várias camadas que compõem uma cidade, encontramos uma série de grupos e coletivos organizados que se movimentam na luta por direitos. Pessoas que caminham juntas, de forma auto-organizada, respeitando as singularidades do grupo, identificando problemas e desafios que são comuns a todos. Participar de um coletivo é uma forma de compartilhar a caminhada e elaborar conexões integradamente. Também no campo da cultura e das artes, o fazer coletivo partilha sonhos e reconhece interesses comuns. Ao somar desejos, afetos e potências, os coletivos de arte e cultura alçam voos pela cidade, pelo país, pelo mundo afora.

Nesta edição, a Mostra A Cidade em Movimento convida os coletivos Arautos do Gueto, Cia. dos Anjos, Cia. Fusion de Danças Urbanas, A|Borda Cultural, Filmes de Rua, Cine Leblon e Editora Venas Abiertas para partilhar suas histórias de luta e conquista pela arte e pela comunidade. Formas de pesquisar, investigar e atuar artisticamente movidas por afetos e desejos que são de todos, para todos. Um lugar comum de onde se parte, um lugar comum onde se pretende chegar.

Convidamos também para integrar a programação, o projeto Trajeto Moda –Um Sonho de Autonomia, que faz parte do Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), construído como parte da estratégia para promoção da autonomia de famílias que moram nas 73 cidades com menor IDH do estado.

A Mostra A Cidade em Movimento concorreu e ganhou o edital do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do GoetheInstitut e de outros parceiros–www.goethe.de/hilfsfonds – o que assegurou a continuidade desta programação que reserva um espaço para seleção e exibição de filmes independentes produzidos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e a realização de rodas de conversa que reúnem cineastas, produtores e convidados especiais para dialogar sobre a vivência urbana diante de contextos sociais propostos pela curadoria de cada edição.

Em 2021, a temática é Cinema (em) Comum, trazendo como perspectiva a ideia do comum no cinema e convocando as relações entre filme, processo e cidade na construção de um sentido de comunidade. Direciona seu olhar para a cidade compartilhada entre os sujeitos e as coletividades que produzem a experiência cinematográfica. Onde filmar não é o ato primeiro (aquele de produzir um filme), mas “um ato com”, um gesto comum. Onde as imagens se abrem à coletividade, tomam posição e surgem no mundo não apenas para torná-lo visível, mas também para constituí-lo e transformá-lo.

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: