Ir para conteúdo

| Revitaliza Graffiti | Projeto busca estimular moradores afetados pela pandemia

Revitaliza Graffiti leva novas cores a Santa Teresa. O projeto do grafiteiro Márcio SWK e da DaLua Produções busca estimular moradores e artistas prejudicados pela pandemia.

Marcelo Ment – Foto: Divulgação

Entre fevereiro e março de 2021, o artista Márcio SWK e a DaLua Produções vão promover o Revitaliza Graffiti, projeto que vai unir diferentes iniciativas de artes visuais no Rio de Janeiro. O objetivo é estimular moradores e artistas que foram prejudicados durante a pandemia de covid-19. Trinta e sete artistas participam das ações de graffti que vão ressignificar espaços. Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam o projeto. 

A partir de 26 de fevereiro, 13 artistas vão colorir a quadra esportiva da Chácara, comunidade próxima à Santa Teresa.

O artista e idealizador do projeto Márcio SWK irá comandar a intervenção ao lado de Juliana Fervo, Lorena Deluiz, Blopa, Criz Silva, DaRa, Duim, Iogs, Kalache, Mika, Pandro, Lolly, PNG e Vinícius Carvas. O objetivo é transformar o espaço de lazer das crianças com novas cores, letras e formas.  

Em março, os grafiteiros Marcelo Ment, Bruno BR, Bruno Big, Tarm, Dolores Esos, Lya Alves, Renata Edaz, Akuma, Bruno Lyfe, Does, Guilherme Memi, Bobi, Snek, Bart, AP Stelling, BiLi Gebara, Di Couto, Fins e Duim vão pintar um muro com mais de 60 metros de comprimento na Rua Almirante Alexandrino, na entrada para o Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, onde mora Márcio SWK. A área costuma ser um destino para admirar cartões postais da cidade, vistos de lá, como o Pão de Açúcar e Corcovado. A iniciativa tem como proposta inverter essa ideia, valorizando por meio da arte urbana, as particularidades do próprio local. 

Depois de colorir o Rio de Janeiro, o projeto segue para um intercâmbio com outros municípios. SWK e a produtora DaLua convidam FAWE e TALU a levar novas cores aos muros de Macaé. Enquanto Ousado e Bia Vieira emprestam seu graffiti às ruas de Cabo Frio. Trechos do processo de revitalização serão exibidos ao vivo no Instagram @revitalizagrafitti. 

Além disso, oficinais online de graffiti com SWK e os artistas convidados Marcelo Ment, Bruno BR e Fins estarão disponíveis com inscrições gratuitas via Sympla. Ao final do projeto será lançada uma exposição virtual das obras realizadas e um webdoc mostrando o processo de pintura.  

Categorias

Eventos

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: