Ir para conteúdo

| Invasão Zumbi 2: Península | Crítica

Em um longa que prioriza ação e grandes cenas do que o drama do primeiro filme ‘Invasão Zumbi 2: Península’ chega aos cinemas.

Invasão Zumbi (Train to Busan) é aquele típico filme que é pouco falado, que não chama atenção, principalmente por se tratar de zumbi, algo comum hoje, principalmente pros amantes de cultura pop, Apocalipse e zumbis costumam andar juntos. O longa não só foi elogiado, como foi considerados um dos melhores do ano, e como qualquer filme, uma sequência foi anunciada. Invasão Zumbi 2: Península estreia nos cinemas brasileiros depois de ser premiado no Festival de Cannes (Sim, a sequência esteve no festival).

O novo filme se passa 4 anos depois do original, porém ele funciona isolado, já que não traz nenhum elemento do original, sabemos apenas que a infestação ficou localizada na Coréia e se manteve assim neste período. Uma área isolada desde o primeiro incidente.

Parte da equipe técnica (Diretor, por exemplo) que esteve no primeiro filme se repete na sequencia, mas temos a sensação é que não é bem assim, pois o que se mantém dos trabalhos anteriores são os arcos dramáticos nas famílias. O novo filme está mais próximo do gênero de ação do que o drama de seu antecessor. Isso modifica a qualidade? Não. ‘Invasão Zumbi’ continua sendo uma nova ideia dentro do gênero de zumbi.

Foto: Divulgação

Aqui temos um grupo que precisa retornar ao local para uma grande retirada de dinheiro, mas quando essa missão começa, o filme enfim começa. O longa adquire outro ritmo, que ao menos sabe usar alguns ensinamentos do anterior, mas aqui temos uma mistura de ‘Mad Max’ com zumbis, e por mais estranho que isso possa parecer, é uma ótima forma de contar uma história.

‘Invasão’ deixa claro o que pode afastar ou unir os zumbis logo em seu começo, mas além da explicação didática, temos muitos elementos práticos para isso, como uma fotografia que traz as diferenças entre dia e noite com firmeza e carregada de contrastes para não deixar dúvidas no espectador.

Essa atmosfera de ‘Mad Max’ que filme possui é bem executada, não fica apenas na sugestão de escolha, ele traz uma atmosfera de ‘pão e circo’ bem montada e com ótimas cenas, as cenas ‘zumbis’ e humanos estão novamente bem coreografadas e o diretor Yeon Sang-ho filma com muita fluidez, que dá muito dinamismo as cenas, principalmente aquelas que há muitos humanos e zumbis em cenas.

Foto: Divulgação

O longa vai para outros caminhos, que diferem do original, isso pode até perder qualidade, mas não há nada que perturbe a qualidade final, temos aqui um exemplo de como explorar outros pontos em uma franquia estabelecida sem precisar de grandes mudanças ou reviravoltas. A aventura em Península é bem filmada e traz informações que o original não trouxe. Uma lição que falta em franquias que existem no cinema há algum tempo.

A sequencia não é perfeita, principalmente nos momentos crucias, falta qualidade nos efeitos visuais e práticos, ainda mais em um filme que depende disso, mas ele acerta nos mesmo lugares do anteriores, como nos arcos dramáticos que trazem muita emoção a tela.

‘Invasão Zumbi 2: Península’ é um filme inferior ao original, mas está longe de ser um longa ruim, ele só faz algo diferente do original que é priorizar ação do que o drama, mas é uma ótima história, principalmente quando pensamos que o ‘núcleo zumbi’ tem se estagnado na cultura pop, ‘Invasão Zumbi’ mostra que ainda há boas (Não perfeitas) pra se contar sobre os mortos vivos.

Nota 3/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Facebook: naoparecemaseserio@gmail.com

Instagram: @npmes

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: