Confira a crítica de ‘Anton: Laços de Amizade

Chega a plataforma cinema virtual, o último filme de Zaza Urushadze, Anton que no Brasil, recebeu o subtítulo ‘Laços de Amizade’ e novamente temos o tema guerra como uma das tomadas de suas narrativas.
O longa tem sua história ambientada na Ucrânia em 1919, ou seja, durante a Revolução Russa. Este momento histórico é pano de fundo para mostrar a amizade de dois garotos em uma trama riquíssima com elementos como mortes, intolerância e tudo o que um conflito como esse pode gerar em uma região.
O diretor traz novos ângulos, o que traz muito peso e dramaticidade algo tão duro, com poucas cenas de guerras, focando apenas nos dois garotos. O longa mostra novamente diversos motivos de Zaza ser conhecido pela forma que conta suas histórias.
São tantas histórias mostradas aqui, que esse excesso acaba sendo o grande problema de ‘Anton’, pois temos muitas narrativas paralelas aqui. É muita informação para um longa que quer mostrar a revolução pelo olhar de duas crianças. Não chega a ser um grande problema, mas tem muita coisa para um filme só.
O problema principal destes excessos fica mais aparentes nos diálogos, pois há muitas ‘frases prontas’, sem contexto e explicações, o deixa até mais leve, mas temos que lembrar que há uma revolução ocorrendo em meio a essa história.
Mesmo com estes pequenos problemas, Anton traz um história de amizade bem montada de uma forma bem próxima com conceitos de realidade firmes, os deslizes não diminuem a última obra de Zaza, pelo contrário mostra sua marca novamente.
Saldo: Filme seríssimo
Nota: 3/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @npmes