Confira a crítica de Santos de Todos os Gols
O Santos Futebol Clube entra para a história do futebol por ser o time que marcou mais gols, o que fez com que o time paulista entrasse para o hall do esporte, além de encantar diversas gerações pelo seu futebol “pra frente”.
O filme faz parte de uma trilogia de longas do Santos. O primeiro deles é Santos, 100 Anos de Futebol Arte (2012) e o segundo Meninos da Vila – A Magia do Santos (2014). A diretora Lina Chamie que dirige o filme de 2012 em homenagem ao centenário do time praiano retorna para falar do grande momento do futebol, o gol.
Por focar em um elemento específico do jogo a história mostrada aqui é totalmente desconstruída e não linear. Onde ele começa pela época onde o melhor jogador do mundo Pelé é reconhecido pelo mundo e gols recentes como o da conquista da Libertadores.
Essa mudança na narrativa consegue prender o espectador na história e trazendo alguns elementos não usuais em um documentário. Há momentos que estamos visualizando o gol como uma transmissão comum, outras vezes na lateral do campo e lances gravados da arquibancada. E essas mudanças trazem a vibração do gol para a telona.
Outro momento muito interessante do documentário é mostrar de como a carreira de diversos jogadores se misturam a história do Santos, principalmente na década de Pelé e Coutinho. Essa dissociação que está em nosso imaginário fica mais realista em Santos de Todos os Gols.
Por motivos óbvios, um torcedor santista vai adorar o filme por focar em diversas conquistas como o Brasileiro de 2002 e Libertadores de 2011. E saber tocar em épocas mais duras com muito bom humor como o jejum de conquistas.
Carlos Alberto Torres (In memorian) em entrevista para o documentário
Foto: Divulgação / Canal Azul
Um amante do futebol e profissionais do ramo também devem dedicar tempo para este filme, pois o foco não é história e sim gols e depoimentos de jogadores que mostram suas decisões em momentos chave da partida.
E o fato de trazer diversos jogadores e ex-jogadores para falar contar suas histórias também mostra o bom trabalho de montagem, pois todas as histórias apresentadas agregam valor ao filme e ajudam na fluidez.
Então aproveita que o filme está no projeto “Projeta às Sete” que traz filmes nacionais em uma parceria entre Elo Company e Cinemark a preços promocionais e vá ver o recordista de gols na telona.
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com



2 comentários em “| Santos de Todos os Gols | Crítica”