Saudosa Maloca é um brinde do cinema nacional com o samba, perfeito para marcar gerações.

“Se o senhor não tá lembrado, dá licença de contar…” A obra de Adoniran Barbosa é revisitada e ganha vida em Saudosa Maloca. Dirigido por Pedro Serrano (Adoniran – Meu Nome É João Rubinato), o filme se passa na São Paulo da década de 1950 e traz os personagens das músicas de Barbosa para as cenas.
Além de ser uma personificação impecável da obra do cantor, o roteiro de Pedro Serrano, Guilherme Quintela e Rubens Marinelle, não se prende à “Saudosa Maloca”, como sugere o título, mas também é minucioso e capricha ao apresentar detalhes de todo universo musical de Adoniran. É assim que todas as cenas e personagens presentes no filme fazem alguma referência às músicas.
A fotografia também é um destaque do filme, ao conseguir retratar com sensibilidade e emoção a São Paulo da década de 1950, estabelecendo ainda, um contraponto com o visual da cidade na década de 1980.

Paulo Miklos interpreta Adoniran Barbosa. A caracterização do ator contribuiu para que ficasse extremamente parecido com o cantor. Porém, foi a atuação de mestre, com um jeito de andar, falar e agir, que transformou Miklos em Barbosa.
Gero Camilo e Gustavo Machado, que interpretam Mato Grosso e Joca, respectivamente, são um show à parte. Os atores têm uma sincronia impressionante e roubam as cenas, com momentos cômicos na medida certa. Leilah Moreno, que interpreta Iracema, também é um destaque positivo. Com uma delicadeza ímpar, a atriz traz equilíbrio às cenas e envolve o público.
Além disso, embora antigas, as músicas que narram o filme também discutem assuntos atuais, como os temas da especulação imobiliária, o progresso, a expansão dos centros urbanos, as populações periféricas, entre outros.
Nota: 5/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @naoparecemaseserio
TikTok: @naoparecemaseserio