Teatro

Como é Que Pode? | Crítica

A mistura entre stand up, mágica e improviso de Gabriel Louchard é certeira. Diverte e sabe trazer novos temas ao espetáculo que completa 10 anos. 

Como é Que Pode?, de Gabriel Louchard, comemora 10 anos em cartaz com uma curta temporada no Teatro MorumbiShopping, entre os dias 3 e 26 de março. As apresentações, apresentadas pela Bradesco Seguros, por meio do Circuito Cultural Bradesco Seguros e patrocinadas pela Águas do Brasil, acontecem às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h. O espetáculo, dirigido por Leandro Hassum, venceu o prêmio FITA de Teatro em 2013, na categoria de melhor espetáculo de comédia, eleito pelo júri popular.

Com uma mistura de stand up comedy, esquetes de humor, vídeos e números de mágica, a peça brinca com diversas situações com as quais nos deparamos todos os dias. Como é que pode essas dancinhas do TikTok? Como é que pode este trânsito louco? Um misto de surpresa, curiosidade e fascinação brota dessa expressão popular.

Se você está imaginando que você verá o mesmo espetáculo,  que está comemorando 10 anos, pode ficar tranquilo. Gabriel traz o que deu certo, mas há uma atualização do que ocorreu no mundo neste tempo, principalmente com a popularização das redes sociais. 

O texto é rápido, auxiliado pela agilidade de Louchard no palco. Ele não ‘respira’ e transita entre os elementos da peça, com facilidade, mesmo que pontuado em alguns momentos. E ainda tem tempo para brincar com a plateia, que participa do espetáculo nos números de mágica.

Mesmo com truques de mágica conhecidos, o texto brinca com elementos secundários, seja com o assistente Róbson e as piadas de acordo com o que acontece no momento, e há cuidados no roteiro em como escolher as pessoas da plateia.

E os temas são tratados como atos de um filme, temos improviso, mágica e stand up, e o roteiro usa a velocidade de Gabriel, para mudar de temática, e o uso de vídeos para dar alguns respiros, sem perder a leveza e bons temas trabalhados, e sempre fazendo todos rirem.

A comédia mantém sua leveza e seus bons temas, por todo o momento. O roteiro aproveita a forma com que Louchard fala, para trazer diversos elementos, pessoais ou não. A única crítica fica restrita a como ele fala rápido o texto (Talvez seja meu lado professor falando, não o meu lado jornalista).

O ator não faz como os stand up atuais, de contar uma história que aconteceu. Ele traz a própria história para o palco, seja como mágico em festa infantil, o nascimento do filho e a relação com esposa. E as situações escolhidas são divertidas e, novamente, rápidas. 

A atualização do espetáculo fica restrita ao uso das redes sociais, seja pela brincadeiras ou pelo uso do projetor, sem perder o ritmo e ainda brincando consigo mesmo, seja pelas fotos do instagram e  dancinhas do TikTok.

Usar a plateia para as mágicas, é arriscado, tudo transcorre bem, por serem bons momentos e há mágica (ótimas, por sinal) relacionadas, e Gabriel lida bem a situação, brincando com o escolhido(a), deixando ele ou ela mais a vontade, para ajudar. 

Claro, que ele vai pegar no pé de alguém durante o espetáculo, seja um pessoa que não riu ou que seja mais ‘azeda’, como tudo é bem humorado, não há constrangimento (mas parte de você vai desejar em não ser escolhido). 

E como não temos um grande respiro, entre os momentos, Como é Que Pode? passa rápido, que sabe sair do esperado no gênero stand up, e uma agilidade de temas que impressiona, quem gosta de comédia e de rir, você deve assisti-lo no teatro. 

Serviço

Como é Que Pode?, de Gabriel Louchard

Teatro MorumbiShopping: Av. Roque Petroni Júnior, 1089

Temporada: 3 a 26 de março

Às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h

Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia-entrada)

Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos

Acessibilidade:  5 lugares para PCD e 3 para obesos

Capacidade: 250 lugares 

Nota: 4/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Me acompanhe nas redes sociais e canal: Facebook / Instagram / Tiktok / Youtube

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s