Livro

| Semvergonho | Tiago Maria lança livro de crônicas

Tiago Maria lança SEMVERGONHO no dia 11 de outubro em Porto Alegre. Coletânea de crônicas é o primeiro título do selo Balcão da Santa Sede Editorial. Confira detalhes.

Foto: Tiago Maria – crédito: Isidoro B. Guggiana

O lançamento do livro de crônicas de Tiago Maria, SEMVERGONHO (Santa Sede Ed./Balcão, 2022, 180 págs., R$ 40,00), ocorre no dia 11 de outubro de 2022 (terça-feira), às 19h, no Apolinário (República, 552), em Porto Alegre. Com entrada franca, a ocasião de sessão de autógrafos será de confraternização com os apoiadores do financiamento colaborativo online na plataforma Kickante, que tornou a publicação possível. 

A obra poderá ser adquirida ainda pelos sites da Santa Sede, do autor e da Amazon. 

SEMVERGONHO – crônicas com e sem noção traz 84 textos – entre inéditos e já publicados – de Tiago Maria. A obra está estruturada em cinco capítulos, reunindo crônicas em eixos temáticos: Nonsense, Infância, Sexualidade, Linguagem e Cidade. O texto que dá título ao livro é a primeira crônica do terceiro capítulo: “E vejam, não há nada de errado em ser tímido, inclusive acho até charmoso, porém, a gente sabe, ném, o mundo é dos semvergonhos” (p. 81).

O livro conta com a contracapa assinada por Valesca de Assis, orelha de Guilherme Tauil, apresentação do editor e cronista Rubem Penz, prelúdio da editora e cronista Nathallia Protazio e um poslúdio da escritora Mariana Ianelli.

Sobre o processo criativo de SEMVERGONHO, Tiago relata que as crônicas foram escritas entre 2015 e 2022, elaboradas nos entremeios das oficinas de escrita e nos intervalos entre a redação publicitária e o curso de licenciatura em Letras. “Todos os textos são motivados por temas do cotidiano e influenciados pelo universo que me atravessa”, destaca.

Egresso da Santa Sede – oficina de crônicas de botequim, o autor já tem textos publicados em coletâneas da editora (como Tiago Pedroso). Começou a assinar Tiago Maria em “Maria volta ao bar” (Buqui, 2014 – finalista do Prêmio AGES 2015), título que resgata e homenageia a obra de Antônio Maria, referência literária cara para o autor até hoje.

No prefácio, Penz afirma: “A condução leve e extremamente criativa inscreve o Tiago entre um dos mais diletos herdeiros dos mestres Antônio Maria e Luis Fernando Verissimo, com quem, aliás, dividiu a edição “Cobras na cabeça” (Buqui, 2015). Desafio qualquer um a não amar este amigoirmão que a vida trouxe e o bar alimentou”. SEMVERGONHO é o primeiro título do selo Balcão da Santa Sede Editorial, projeto-piloto para lançar livros de um único autor. Assim, o professor e criador da oficina homônima assina a edição e fez consultoria para o primeiro trabalho solo da editora e também do próprio Tiago Maria.

A  edição, leitura atenta e seleção dos textos contou com o trabalho de Nathallia Protazio. Maria Tereza Vieira Lopes (Tetê) realizou a revisão da publicação. Felipe Basso e Giancarlo Carvalho estiveram na produção da obra, sendo que o último ainda assina o projeto gráfico e a capa. Gerson Kauer completa o time na consultoria.

SEMVERGONHO, coletânea de crônicas de Tiago Maria

Editora: Santa Sede (RS)

Páginas: 180

Preço de capa: R$ 40,00

Lançamento: 11 de outubro de 2022 (terça-feira), a partir das 19h

Local: Apolinário (República, 552 – Cidade Baixa – Porto Alegre)

Atração: autor autografa exemplares e entrega recompensas da campanha de financiamento da obra

À venda pelos sites tiagomaria.art.br, oficinasantasede.com.br ou pela Amazon

Entrada franca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s