Ir para conteúdo

| Circuito Virtual de Palestras | Novos formatos são adicionados

Circuito virtual de palestras prossegue em junho com encontros de games e cinema como impacto social. Todas as palestras são gratuitas e online.

“Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo” prossegue em junho com cinco encontros online conduzidos por grandes nomes do audiovisual do país. Parceria da Brazucah Produções com o Centro Paula Souza, a iniciativa é destinada a estudantes, professores e demais pessoas interessadas no processo criativo do audiovisual do país.

As atividades deste mês começam no próximo dia 22, às 10h, com a mesa “Cinema-game: o audiovisual no desenvolvimento de games”, ministrada por Gustavo Steinberg, profissional com extensa carreira no cinema e codiretor e roteirista da premiada animação “Tito e os Pássaros”. Gustavo é ainda idealizador do BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), primeiro festival independente de games da América Latina.  

A palestra “O cinema brasileiro e as diferentes realidades (realidade aumentada e realidade virtual)” fecha as atividades do dia 22, às 16h, com um panorama das novas narrativas imersivas na produção cinematográfica do país. O encontro será conduzido por Ana Arruda,  produtora, curadora e programadora com experiência em mais de 50 mostras e festivais de cinema no Brasil e em outros países e integrante do Conselho da Associação XRBR – Hub Brasileiro de X-Reality.

Já no dia 23 serão promovidos três encontros que vão focar no papel do cinema como instrumento de transformação social. A primeira mesa será, às 10h, com o tema “O cinema da quebrada”, que vai trazer André Fidelis e Valter Rege falando sobre o importante papel dos cineclubes para a disseminação da linguagem cinematográfica no país e como mecanismo de combate a preconceitos de raça, gênero e orientação sexual. André é pedagogo, especialista em gestão educacional, comunicador popular e integrante do coletivo Força Tururu. Já Valter é profissional de comunicação multitarefa, cineasta, creator  e finalizador de filmes.

Ainda no dia 23, às 14h, será a vez da mesa “A periferia no cinema brasileiro”, com Flávio Brito, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Professor da FAAP, Flávio atua ainda como educador e coordenador junto a ONGs, instituições públicas e privadas em projetos direcionados à formação de jovens e professores para utilização de linguagens audiovisuais em contextos pedagógicos.

Os encontros de junho serão finalizados com a mesa “Cinema de impacto”, ministrada às 16h por Rodrigo Díaz Díaz, diretor e produtor audiovisual com mais de 20 anos de experiência e sócio do Instituto Taturana, onde atua com distribuição e outros projetos com foco em impacto social. Durante este encontro, será apresentado em primeira mão o projeto de distribuição e o desenvolvimento da campanha do filme “Limiar”, com estreia prevista para agosto de 2021. 

“Serão conversas extremamente produtivas e conduzidas por profissionais renomados do nosso setor. As mesas deste mês foram pensadas para demonstrar como o audiovisual está integrado a outras mídias e é uma importante ferramenta de impacto social “, afirma Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções.

COMO PARTICIPAR

As inscrições para as palestras podem ser realizadas pelo link https://www.even3.com.br/novosformatos/ até a data de cada atividade. Apenas as pessoas inscritas em cada evento receberão certificados de participação.

Todos os encontros de junho serão transmitidos ao vivo pela página do Cinesolar no Facebook: https://www.facebook.com/Cinesolar. A palestra “Cinema brasileiro e educação: Cinema e periferia” também pode ser acompanhada pelo canal do Youtube do Centro Paula Souza:  Para assistir clique aqui . 

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: