Ir para conteúdo

| Itaú Cultural | Podcasts sobre o cinema documentário é lançado

Com um episódio por semana, programa Versões do Tempo abre espaço para diálogo sobre esse gênero cinematográfico em seus vários aspectos. Sem definir verdades, mas procurando caminhos para a explicar o processo da criação documental, o podcast é apresentado pelo curador, roteirista e  diretor de cinema Ewerton Belico, que conversa com profissionais do audiovisual, críticos e pesquisadores.

No dia 12 de março, a partir das 9h, o Itaú Cultural estreia em seu site www.itaucultural.org.br o podcast Versões do Tempo, um programa semanal que se debruça sobre algumas das histórias possíveis em torno do documentário brasileiro contemporâneo.  Apresentado pelo curador, roteirista e diretor de cinema, Ewerton Belico, o projeto debate sobre este gênero cinematográfico e suas questões éticas e técnicas – da escolha de temas ao processo de criação.

Com Jogo de Cena, uma referência ao filme do cineasta de Eduardo Coutinho, o primeiro episódio conta com as participações de Ilana Feldman, pesquisadora, crítica de cinema e autora da tese de doutorado Jogos de Cena – ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo, e de Carlos Mattos, pesquisador, crítico de cinema e co-curador da Ocupação Eduardo Coutinho realizada no Itaú Cultural, em 2019, e autor do livro Sete Faces de Eduardo Coutinho, co-editado pela instituição e pela editora Boitempo, em parceria com o Instituto Moreira Salles.

“Fico muito honrada em poder discutir um filme que considero solar, no qual habita uma constelação de outros objetos fílmicos, iluminando não apenas o passado do documentário brasileiro, como abrindo caminhos, até então, suspeitos para o desenvolvimento do seu próprio futuro”, diz Feldman.

Na opinião de Mattos, as histórias que se ouviam nos filmes do Coutinho eram propriedade das pessoas que estavam contando, não importa se elas estavam falando a verdade ou não. “Acho Coutinho o documentarista mais ficcional que talvez a gente tenha na história do cinema brasileiro, porque ele tem um desejo de ficção, um desejo de cena que vem desde o início da sua carreira”, conta.

Para acompanhar os conteúdos exclusivos apresentados na Ocupação Eduardo Coutinho, realizada em 2019, acesse o link: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/eduardo-coutinho/

A história do cineasta paulista também pode ser acompanhada no site da Enciclopédia Itaú Cultural, em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa204013/eduardo-coutinho

Próximos episódios

Na próxima sexta-feira, 19 de março, mesmo horário, fica disponível o segundo episódio do podcast Versões do Tempo com o tema Retratos. Sempre apresentado por Belico, dessa vez os convidados do programa são a produtora e cineasta, Beth Formaggini, e o professor e também diretor de filmes, Cristiano Burlan. Na semana seguinte, o tema Outros sons, outros falares ditam o terceiro programa do podcast, que recebe o documentarista e sonorista, Felippe Mussel, responsável pelo som do filme A Febre, lançado recentemente pela Netflix. Outro convidado do programa, Gilmar Galache é o diretor responsável pelo filme Pirakuá – Os Guardiões do Rio Ápa.

SERVIÇO:

Podcast Versões do Tempo
EP 1 | Tema: Jogo de Cena
Classificação indicativa: livre
Duração: 43 minutos
Acompanhe em: https://www.itaucultural.org.br/jogo-cena-versoes-tempo

EP 2 | Tema: Retratos

Dia 19 de março (sexta-feira), a partir das 9h

Classificação indicativa: livre

Duração: 43 minutos

Acompanhe em: https://www.itaucultural.org.br/secoes/podcasts/versoes-tempo-retratos

EP 3 | Tema: Outros sons, outros falares

Dia 26 de março (sexta-feira), a partir das 9h

Classificação indicativa: livre

Duração: 45 minutos

No site do Itaú Cultural a partir do dia 26 de março: www.itaucultural.org.br

Categorias

Eventos

Tags

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: