Crítica de Filme, Streaming

| A Ponte de Bambu | Crítica

Em um documentário que busca discutir a relação Brasil e China pelas pessoas, ‘Ponte de Bambu’ chega as plataformas digitais.

O diretor Marcelo Machado mostra um momento histórico de uma família que esteve na China nas décadas 50 a 70 mostrando a cultura do país de uma forma diferente, de tudo do que já fomos apresentados, mesmo tendo uma relação cordial com este país, pouco se conhece realmente.

O documentário nos apresenta Jayme Martins, que se mudou para lá, e ‘Ponte’ aos poucos vai nos apresentando a vida dele por lá, com bastante cuidado nos primeiros atos e ganhando mais agilidade conforme avançamos na história familiar.

Ele trabalha com ‘comunicação’ digamos assim, pois ele traz informações da China para o Brasil e vice versa, uma via de mão dupla que também é explorada, depois do núcleo familiar. Este trabalho, que passa despercebido para nós, é essencial para se conhecer a fundo a cultura, pois estamos falando de um com diversos bloqueios, até mesmo de internet.

Por trazer uma linha linear cheia de detalhes, também podemos classificar ‘Ponte’ com uma pequena viagem no tempo, claro que temos algumas simplificações para reduzir o tempo total da obra. Mas ao final é possível verificar as mudanças e como a China está ‘hoje’ Os primeiros atos dão uma impressão errada a obra de Machado, pois ele se imagina se será apenas sobre a família, mas a escolha correta de imagens, trilhas e pequenos ‘alívios’ mergulhamos na história e mal percebemos o tempo passar.  

‘A Ponte de Bambu’ traz uma história doce e bem montada sobre uma cultura diferente da nossa. Sem se perder ao longa da sua narrativa curta. Ele sabe mostrar a China de uma forma pouco explorada.

Nota: 4/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s