Ir para conteúdo

| Caminho de Superação | Crítica

Em um documentário que foca nas pessoas e sua relação com o Caminho de Santiago de Compostela. ‘Caminho de Superação’ que chega diretamente as plataformas de streaming

Uma jornada inspiradora sobre pessoas comuns fazendo o extraordinário. A jornada de seis peregrinos que percorrem os históricos 800 km no Caminho de Santiago de Compostela para superar traumas pessoais e físicos. Uma experiência revigorante com a dose do melhor remédio para a humanidade: caminhar. 

O longa de Fergus Grandy e Noel Smyth é sobre isso, o ato de caminhar e como o caminho transformar as pessoas que o fazem, não espere aqui imagens do caminho, e mapas explicando o trajeto ou um narrador durante a trama. Aqui temos as pessoas, que vamos conhecendo conforme passa o tempo. Aqui a Compostela é o coadjuvante.

Cena de ‘Caminho’ – Foto: Divulgação

As pessoas aqui têm motivos diferentes, e vamos conhecendo ao longa da narrativa, é muito interessante o trabalho de balancear essas histórias, pois elas são distintas, com objetivos diferentes. O que mantém alguma singularidade é a forma como os diretores mostram os seus rostos.

Essa pluralidade é o que difere este filme de outros que usam Santiago de Compostela, pois são vários motivos e histórias de vida, até mesmo de vários países.

Cena de ‘Caminho’ – Foto: Divulgação

Este acerto de mostrar as pessoas e não o caminho, faz com que o trajeto seja subjugado, há poucas informações sobre ele em si, vemos poucas imagens de do terreno que eles passam e suas variações, são poucas menções dessa alterações ao longo do filme, pode passar um falsa sensação de ‘facilidade’, até mesmo o clima pareceu bom em quase todo a história.

‘Caminho de Superação’ é um longa de histórias bem contadas e montadas, apenas nisso, mesmo tendo bons momentos e arcos dramáticos pontuados, ele acaba ficando neste nível o tempo inteiro, o que cansa em alguns momentos.

Nota: 2/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @npmes

Bruno Simioni Cunha Ver tudo

Biólogo, estudante de jornalismo, cinéfilo e nerd que adora dividir conhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: