Em um documentário que foca nas pessoas e sua relação com o Caminho de Santiago de Compostela. ‘Caminho de Superação’ que chega diretamente as plataformas de streaming
Uma jornada inspiradora sobre pessoas comuns fazendo o extraordinário. A jornada de seis peregrinos que percorrem os históricos 800 km no Caminho de Santiago de Compostela para superar traumas pessoais e físicos. Uma experiência revigorante com a dose do melhor remédio para a humanidade: caminhar.
O longa de Fergus Grandy e Noel Smyth é sobre isso, o ato de caminhar e como o caminho transformar as pessoas que o fazem, não espere aqui imagens do caminho, e mapas explicando o trajeto ou um narrador durante a trama. Aqui temos as pessoas, que vamos conhecendo conforme passa o tempo. Aqui a Compostela é o coadjuvante.

As pessoas aqui têm motivos diferentes, e vamos conhecendo ao longa da narrativa, é muito interessante o trabalho de balancear essas histórias, pois elas são distintas, com objetivos diferentes. O que mantém alguma singularidade é a forma como os diretores mostram os seus rostos.
Essa pluralidade é o que difere este filme de outros que usam Santiago de Compostela, pois são vários motivos e histórias de vida, até mesmo de vários países.

Este acerto de mostrar as pessoas e não o caminho, faz com que o trajeto seja subjugado, há poucas informações sobre ele em si, vemos poucas imagens de do terreno que eles passam e suas variações, são poucas menções dessa alterações ao longo do filme, pode passar um falsa sensação de ‘facilidade’, até mesmo o clima pareceu bom em quase todo a história.
‘Caminho de Superação’ é um longa de histórias bem contadas e montadas, apenas nisso, mesmo tendo bons momentos e arcos dramáticos pontuados, ele acaba ficando neste nível o tempo inteiro, o que cansa em alguns momentos.
Nota: 2/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @npmes
