Cinema, Eventos

| Spcine | Curtas do Festival Filmes Finos entram na plataforma

Spcine Play disponibiliza 12 curtas-metragens da 7ª edição do Festival Filmes Finos

spcine logo

A Spcine Play disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 25 de junho, 12 curtas-metragens que integram a 7ª edição do Festival Finos Filmes. Os títulos permanecem  na plataforma de streaming até o dia 08 de julho e poderão ser assistidos gratuitamente de qualquer lugar do Brasil.

 

As obras que integram esta seleção do Festival vêm de diversos estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Distrito Federal. Entre os destaques encontra-se “Carne”, de Camila Kater, exibido nos Festivais de Toronto e de Locarno, em 2019, contemplado no edital de Curtas-Metragens da Spcine, em 2016.

 

Também contemplado neste mesmo edital da Spcine, o curta “Sem Asas”, de Renata Martins, conta a história de Zu, um garoto negro de 12 anos que  vai à mercearia comprar farinha de trigo para a sua mãe e, na volta pra casa, descobre que pode voar. O curta-metragem conta com a participação da atriz e cineasta mineira Grace Passô no elenco.

 

DEBATES:

 

Além da exibição dos curtas-metragens, o Festival Filmes Finos vai promover ainda seis debates sobre política, cultura, identidade, filosofia e outros no canal do Youtube do Museu da Imagem e do Som (MIS) entre os dias 30 de junho e 05 de julho.

 

Nesta edição, o Festival de Finos Filmes inaugura  ainda o Atelier Finos Filmes, no qual cinco curta-metragistas – Camila Kater, Gabriel Pereira, Bruno Moreschi, Rafaela Camelo e William de Oliveira – foram selecionados para participar de um atelier durante o festival, com a presença de produtores e diretores renomados que possam orientá-los na realização de seu próximo projeto audiovisual.

 

Destes seis debates promovidos pelo festival, um deles será sobre a temática cinema e terá a assinatura do Atelier. Neste encontro, a presidente da Spcine, Laís Bodanzky, vai mediar a conversa que será dedicada ao Cinema Brasileiro no dia 04 de julho, às 15h. Laís vai conversar com João Paulo Miranda, diretor de “Casa de Antiguidades”, selecionado para a Competição Oficial de Cannes 2020. O bate-papo online terá a participação de convidados surpresas ligados ao cinema nacional.

 

Confira abaixo os títulos e sinopses dos 12 curtas-metragens que serão disponibilizados na Spcine Play a partir desta quinta-feira:

 

 

1) A Morte Branca do Feiticeiro Negro – de Rodrigo Ribeiro

Sinopse: Memórias do passado escravagista brasileiro transbordam em paisagens etéreas e ruídos angustiantes. Através de um ensaio poético visual, uma reflexão sobre silenciamento e invisibilização do povo preto em diáspora, numa jornada íntima e sensorial. Imagens da permanência, em um grito que atravessa séculos.

 

2) “Aos Cuidados Dela” – de Marcos Yoshi

Sinopse: Sinopse: A rotina de Mitsue muda com a visita do neto

 

3) “Baile Cíntia” – de Domit Bittar

Sinopse: “Há dias que nos amadurecem mais. Andréa tem só dez anos e talvez ainda não perceba que seu dia foi assim”.

 

4) “Bonde”  – de Asaph Luccas

Sinopse: Três jovens negros da favela de Heliópolis saem em busca de refúgio na vida noturna LGBT+ do centro da cidade de São Paulo.

 

5) “Carne” – Camila Kater

 

Sinopse: Crua, mal passada, ao ponto, passada e bem passada. Através de relatos íntimos e pessoais, cinco mulheres compartilham suas experiências em relação ao corpo, da infância à terceira idade.

 

6) “Conte Isso Àqueles Que Dizem Que Fomos Derrotados” –  de Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo e Pedro Maia de Brito

Sinopse: A noite é tempo de luta (ou há um novo lugar possível sendo avistado no horizonte)

 

7) “Imagens de um Sonho” – de Leandro Olímpio

Sinopse: Composto de vídeos publicados no Youtube por terceirizados da Petrobras, o filme explora um capítulo importante do país através de fragmentos da vida operária dentro e fora da fábrica. Com suas próprias mãos, a classe trabalhadora registra – ao longo de uma década (2008-2018) – as alegrias e dissabores de sua jornada.

 

8) “Liberdade é Uma Palavra” – de Stephanie Ricci

Sinopse: Vespasiano, no interior de Minas Gerais, abriga uma das poucas penitenciárias nacionais específicas para gestantes e mães com crianças pequenas. Guiados por essas mulheres, adentramos em fragmentos do cotidiano da unidade prisional: cultos evangélicos, conversas, confissões, rabiscos, vaidade, medo, censura, punição, saudade, memória e a luta constante pela experiência da maternidade.

 

9) “Luis Humberto: O Olhar Possível” – de Mariana Costa e Rafael Lobo

Sinopse: Um olhar poético e íntimo sobre a vida e o trabalho do fotógrafo Luis Humberto.
10)  “Recoding Art” –  Bruno Moreschi e Gabriel Pereira

Sinopse: Em uma noite de outubro, o pesquisador de mídia digital Gabriel Pereira me enviou um e-mail. A mensagem marcou o início de uma pesquisa que envolveu a criação de uma plataforma que centraliza 7 Inteligências Artificiais comerciais para ler a coleção de um museu de arte contemporânea. Nos resultados, Pereira e eu procuramos por falhas, erros e leituras inesperadas feitas pelas IAs – mas também encontramos algoritmos que nivelam a subjetividade artística à lógica capitalista. Subjacente a tudo isso estava o trabalho crucial mas invisível dos Amazon Mechanical Turkers.

 

11) “Sangro” – de Tiago Minamisawa e Bruno Castro

Sinopse:   Em uma noite de outubro, o pesquisador de mídia digital Gabriel Pereira me enviou um e-mail. A mensagem marcou o início de uma pesquisa que envolveu a criação de uma plataforma que centraliza 7 Inteligências Artificiais comerciais para ler a coleção de um museu de arte contemporânea. Nos resultados, Pereira e eu procuramos por falhas, erros e leituras inesperadas feitas pelas IAs – mas também encontramos algoritmos que nivelam a subjetividade artística à lógica capitalista. Subjacente a tudo isso estava o trabalho crucial mas invisível dos Amazon Mechanical Turkers.

 

12) “Sem Asas” – de Renata Martins

Sinopse: Zu é um garoto negro de 12 anos. Ele vai à mercearia comprar farinha de trigo para a sua mãe e, na volta pra casa, descobre que pode voar.

Deixe um comentário