A
MOSTRA BRASILEIRINHOS DE CINEMA PARA CRIANÇAS chega a seus últimos dias no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Durante o final de semana, além da exibição de curtas e longa-metragens brasileiros infantis, serão realizadas atividades extras. Dentre elas, destaque para o debate com Bruno Capelas, jornalista e pesquisador sobre o Castelo Rá-Tim-Bum, que acontecerá logo após a exibição do filme, no domingo, em celebração aos 20 anos de lançamento da produção nos cinemas.
Com curadoria de Luísa Berlitz, Marco Tomazzoni, Jacqueline Durans e Fernanda Wagner, da Bergamota Produção e Comunicação, a MOSTRA BRASILEIRINHOS DE CINEMA PARA CRIANÇAS resgata clássicos da cinematografia brasileira e apresenta novidades do cinema infantil nacional, exibindo programas de curtas, médias e longas-metragens, especialmente criados para contemplar diferentes idades, dos 3 aos 16 anos. Na programação, sessões para crianças em idade pré-escolar (3 a 7 anos); Brincante 1 (indicada a partir dos 3 anos) e Brincante 2 (recomendada a partir dos 5); Programa Cinefilinhos (a partir dos 8 anos ou mais); Sessão Sobre Rodas (a partir dos 10 anos) e Sessão Curtinha: Trilha Sonora ao Vivo, contando com uma apresentação da Cia. Malas Portam, que vai musicar seu videoclipe “Na Beira da Lagoa” e sonorizar o filme mudo de animação “Os Azares de Lulu” (dos mesmos criadores do primeiro longa-metragem brasileiro de animação).
Haverá ainda sessões com acessibilidade, contendo legendas descritivas, audiodescrição e tradução em libras. Além das exibições, haverá oficinas, brincadeiras e atividades educativas, como sessões seguidas de recreação.
VEJA PROGRAMAÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS:
SÁBADO (2/2)
15h – Brincante 2 (sessão de curtas – a partir dos 5 anos) + recreação da Cia. Malas Portam
17h – Sessão Curtinha: Trilha Sonora ao Vivo com a Cia. Malas Portam
18h – Oficina de Crítica – GRATUITA
DOMINGO (3/2)
11h30 – Oficina de Crítica – GRATUITA
14h – Brincante 1 (sessão de curtas – a partir dos 3 anos) + recreação da Cia. Malas Portam
16h – Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme – GRATUITA e COM DEBATE com Bruno Capelas, jornalista e pesquisador sobre o Castelo Rá-Tim-Bum
SEGUNDA-FEIRA (4/3)
15h – Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme – GRATUITA e COM ACESSIBILIDADE
17h – Cinefilinhos (sessão de curtas – a partir de 8 anos)
A MOSTRA
A programação da MOSTRA BRASILEIRINHOS DE CINEMA PARA CRIANÇAS oferece 13 longas-metragens e quatro programas de curtas ou médias brasileiros, num total de 33 filmes. Na tela, estarão verdadeiras raridades, como “Sinfonia Amazônica”, o primeiro longa de animação brasileiro, realizado em 1953, por Anélio Latini Filho. No filme, são narradas sete lendas amazônicas, entre elas a que fala do nascimento do Rio Amazonas. Outro clássico, longe das telas há vários anos, “Uma Aventura na Floresta Encantada”, ficção de Mario Latino, de 1976, desfila diferentes histórias do folclore brasileiro. E de Humberto Mauro será possível assistir a “A Velha a Fiar”, curta de 1964, em que apresenta uma conhecida canção infantil popular; e “Meus Oito Anos”, de 1956, sobre tempos que não existem mais. Os títulos assinados por Humberto Mauro foram gentilmente cedidos pelo CTAv – Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura.
A mostra também faz homenagem a dois filmes que marcaram suas épocas. “Maneco, o Super Tio” completa 45 anos em 2019. Dirigido, roteirizado e protagonizado por Flávio Migliaccio, é o terceiro filme de um personagem que fazia muito sucesso na televisão brasileira na década de 1970. O mesmo se pode dizer do longa-metragem “Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme”, de Cao Hamburguer, que comemora 20 anos. O filme leva para a telona os personagens e o universo mágico de Nino e sua turma, consagrados pelo programa exibido pela TV Cultura. Uma sessão de “Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme” e uma do belo “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” terão acessibilidade (legendas descritivas, audiodescrição e libras).
Mas há espaço também para as novidades, como é o caso do longa-metragem “Sobre Rodas”, dirigido por Mauro D’Addio em 2017. A ficção já foi exibida em mais de 20 países, participando de festivais e conquistando importantes prêmios, como o de Melhor Filme pelo Público do Festival de Cinema Infantil de Toronto, no Canadá. E ainda a animação “Lino”, de 2017, assinada por Rafael Ribas, o mesmo diretor do premiado “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, de 2009, eleito melhor filme infantil e melhor animação pela Academia Brasileira de Cinema.
– Ver filmes brasileiros desde cedo significa conhecer a cultura do nosso país. Cada vez mais, o ensino se torna global, precisamos fortalecer as nossas raízes. Cinema é identidade – revela Jacqueline Durans, produtora local do Rio de Janeiro e da equipe de curadoria da mostra.
Sobre a Maria da Betania Dias Galas
Maria da Betania Dias Galas é artista plástica e arte/educadora graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco e em filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Possui especialização em Museologia (estudos de Museus de Arte) e Linguagem da Arte, ambos pela Universidade de São Paulo.
Sobre o Coletivo Trans-ver
Formado inicialmente pelas artistas plásticas Ana Guima, Maria da Betania Galas e Claudia Tatit, o Coletivo Trans-ver reúne integrantes de diferentes áreas para realizar estudos sobre arte contemporânea, criação, desenvolvimento e acompanhamento de projetos artísticos e educacionais, além de propor intervenções no espaço urbano. Entre as pesquisas e obras realizadas pelo grupo destacam-se a mostra Permanências e Invenções (São Paulo, 2014), o Projeto AbraçARTE (São Paulo, 2016 e 2017) e o Projeto janela Comunicante (São Paulo, a partir de 2016).
Sobre a Cia Malas Portam
A Cia. Malas Portam viaja pelo Brasil afora desde 2007. Seus integrantes dedicam-se ao estudo das múltiplas linguagens artísticas e as aplicam em suas apresentações, unindo teatro, música e literatura. O grupo também criou livros lançados em versões musicais animadas, como A Lagarta Caolha (2014), O Pé de Guaraná (2016) e Na Beira da Lagoa (2016).
MOSTRA BRASILEIRINHOS DE CINEMA PARA CRIANÇAS
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema
Data: de 23 de janeiro a 4 de fevereiro de 2019
Ingressos: R$ 5,00 (meia entrada)
Algumas sessões serão gratuitas
Horários e classificação indicativa disponíveis no site:
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo/
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo -SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21h
ccbbsp@bb.com.br | bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp |
facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
Estacionamento conveniado: Estapar – Rua Santo Amaro, 272 (R$ 15, necessário validar ticket na bilheteria). Traslado entre o estacionamento e o CCBB das 14h às 23h.
Assessoria de imprensa do CCBB:
Leonardo Guarniero
(11) 4298-1279/1282 | leoguarniero@bb.com.br