Voltada ao público familiar, crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos, a animação tem cores brilhantes, viagens no tempo e imagina um futuro repleto de esperança, em que a humanidade evolui em harmonia com a natureza. Animação estreia dia 26 de fevereiro nos cinemas.
Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI e a distribuidora independente Mares Filmes apresentam o trailer e pôster oficiais da animação ARCO, de Ugo Bienvenu (L’entretien). Indicado ao Oscar®, o filme criado inteiramente em 2D chega aos cinemas brasileiros no dia 26 de fevereiro. Também indicada ao Globo de Ouro, a aventura em cores brilhantes é desencadeada por um encontro entre duas crianças de épocas diferentes.
Depois de sua estreia mundial na Seleção Oficial de Exibições Especiais do 78º Festival de Cannes, ARCO conquistou os prêmios Cristal de Melhor Filme e SACEM de Melhor Trilha Sonora Original para um Longa-metragem no 64º Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy. Escrito e dirigido por Ugo Bienvenu e produzido por Natalie Portman, Félix de Givry, Sophie Mas e Ugo Bienvenu, o filme está entre os indicados ao Oscar® de Melhor Animação de 2026.
ARCO é o primeiro longa-metragem dirigido pelo cineasta francês, conhecido por seu trabalho como ilustrador de HQs e animador de videoclipes e curtas-metragens. Influenciado por histórias em quadrinhos de ficção científica, o filme é voltado para o público infantil e familiar.
Ao contrário da tendência de autores de ficção científica contemporâneos e do passado, de retratarem o gênero em lentes negativas e apocalípticas, ARCO oferece esperança à geração atual, apresentando um mundo que convida os espectadores a imaginar um futuro desejável e possível, em que a humanidade evolui em harmonia com a natureza.
Sinopse: Em um futuro distante e idílico, a humanidade detém o poder da viagem no tempo com trajes coloridos que projetam no céu um rastro de luz do arco-íris. Embora seja muito jovem para se aventurar nessas jornadas, o impaciente Arco foge sozinho – apenas para se ver preso no ano de 2075, em um mundo mais perigoso que o seu. Felizmente, Iris, de dez anos, vê o misterioso garoto cair do céu e, com a ajuda de seu robô cuidador, eles embarcam em uma comovente odisseia para levar Arco de volta para casa.
De cores vibrantes e uma construção de mundo singular a um núcleo terno de amizade, ARCO abraça a maravilha atemporal da narrativa visual e nos convida a sonhar com um futuro mais brilhante.
Cristalino, o filme ilustra esse futuro próximo em que o jovem Arco é acolhido pela pequena Iris, um produto de seu tempo, criada por sua babá robô. Ela vive em um universo de ilusões, em que vê seus pais ausentes por meio de hologramas e a natureza é devastada por desastres. É através dos olhos de Arco, vindos de um tempo mais simples, que o absurdo do mundo em que Iris habita e a direção para a qual a humanidade caminha são revelados.
O filme original traz as vozes de Alma Jodorowsky (Rainhas do Drama), Swann Arlaud (Anatomia de uma Queda), Vincent Macaigne (A Musa de Bonnard), Louis Garrel (Os Sonhadores), William Lebghil (Nino) e do rapper francês Oxmo Puccino. Já a versão dublada no Brasil conta com Enrico Espada (Captão Tsubasa), Bianca Alencar (Turma da Mônica Jovem), Rodrigo Araújo (One Piece), Reginaldo Primo (Os Simpsons), Beto Macedo (Super Onze: Ares no Tenbin), e Diego Muras (Naruto Shippuden), entre outros.
