Teatro

CHOQUE! Procurando Sinais de Vida Inteligente | Espetáculo ganha data de estreia em São Paulo

Com humor afiado e olhar crítico, em atuação solo de Danielle Winits dirigida por Gerald Thomas, a obra se estabelece como uma reflexão sobre as irracionais contradições humanas, o papel da mulher na sociedade e os dilemas da vida contemporânea.

Crédito: Dalton Valerio

Após temporada de sucesso no Teatro Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o espetáculo CHOQUE! Procurando Sinais de Vida Inteligente chega a São Paulo em 30 de janeiro de 2026, no Teatro FAAP. Com humor afiado e olhar crítico, em atuação solo de Danielle Winits dirigida por Gerald Thomas, a obra se estabelece como uma reflexão sobre as irracionais contradições humanas, o papel da mulher na sociedade e os dilemas da vida contemporânea. O título sugere uma busca extraterrestre, mas é, na verdade, uma metáfora para a busca de empatia, conexão e sentido no meio da confusão cotidiana da humanidade. Drama ou comédia? A resposta vai depender da visão de mundo de cada espectador.

Escrita pela norte-americana Jane Wagner, originalmente encenada em 1985, nos EUA, e imortalizada pela atuação solo de Lily Tomlin, Procurando Sinais de Vida Inteligente no Universo – convertida por Thomas em CHOQUE! Procurando Sinais de Vida Inteligente –, consolidou-se na ocasião como um marco para o teatro, especialmente pelo modo como mescla humor, crítica social e múltiplas vozes em uma única interpretação. 

Estruturada como um monólogo múltiplo, uma só atriz (Danielle Winits) interpreta algumas das personagens da obra original sintetizados em uma única personagem e por meio desta voz constrói uma narrativa bem humorada questionando padrões sociais, a lógica capitalista, a superficialidade da cultura de massa e os limites das relações humanas, tudo isso por meio de observações sagazes e por vezes absurdas que provocam tanto o riso quanto a reflexão. Mas não é só isso. Gerald Thomas adicionou ao texto original as lacunas que as décadas perdidas ou passadas teriam que preencher.

O texto equilibra ironia e compaixão, pontuado por referências pop e filosóficas, e não hesita em abordar temas complexos com leveza e profundidade. A crítica social nunca é panfletária, emerge da experiência dos personagens e do confronto direto com as contradições do mundo moderno. A peça é também um exercício de metateatro – um espetáculo sobre o próprio fazer teatral e seu potencial transformador. Ao alternar rapidamente entre pontos de vista, desafia tanto a intérprete quanto o público, convocando uma escuta ativa e sensível.

Em resumo, CHOQUE! Procurando Sinais de Vida Inteligente é uma obra vibrante, multifacetada e atual. Mais do que uma peça feminista ou de crítica social, é uma reflexão espirituosa e comovente sobre o que nos torna humanos, e sobre os sinais de inteligência (afeto e empatia) que ainda podem ser encontrados entre nós.

Serviço

CHOQUE! Procurando Sinais de Vida Inteligente

Texto de Jane Wagner, com intervenções de Gerald Thomas

Atriz: Danielle Winits 

Direção: Gerald Thomas

Estreia: 30 de janeiro de 2026.

Temporada: 30 de janeiro até 29 de março de 2026

Dias e horários: Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 17h.

Teatro FAAP – Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo

Ingressos: R$160,00 (inteira) e R$80,00 (meia entrada)

Bilheteria Física:Quartas a sábados, das 14h às 20h e domingos, das 14h às 17h.
Televendas: (11) 3662-7233 e (11) 3662-7234. Quartas a sábados, das 14h às 20h e domingos, das 14h às 17h.

Vendas Online: https://teatrofaap.showare.com.br/?sw_sc=internet

Pessoas com Deficiência (PCDs) e Pessoas com Mobilidade Reduzida: O Teatro FAAP dispõe de assentos reservados e adaptados em conformidade com a Lei nº 10.098/2000, o Decreto nº 5.296/2004 e a ABNT NBR 9050.

Capacidade de público: 477 lugares

Duração: 70 minutos

Classificação: 12 anos

Deixe um comentário