Com 5 episódios, produção mergulha na temporada de estreia do primeiro time sul-americano a participar do SailGP

Mubadala Brazil SailGP Team anuncia seu maior lançamento de conteúdo até o momento: a série documental original “Born to Sail”, que chega ao canal Sportv e ao streaming da Globoplay no próximo dia 17 de dezembro. A produção audiovisual de cinco episódios, assinada pela AT Films, acompanha a jornada do primeiro time sul-americano a disputar a liga mais veloz da vela mundial, revelando os bastidores de uma temporada marcada por velocidade, desafios e superação.
A produção é o principal pilar na estratégia de comunicação do time para engajar a apaixonada base de fãs brasileira, com o objetivo de compartilhar a narrativa de participação do time na liga de alta performance para além do esporte, expondo também o lado humano de uma campanha repleta de emoção e reviravoltas. O documentário leva o público para dentro do catamarã F50, onde Martine Grael – a primeira mulher a comandar uma equipe na história do SailGP – enfrenta o desafio de montar um time do zero e encarar potências globais a mais de 100 km/h sobre as águas em locais icônicos como Dubai, Sydney e Nova York. É um retrato inédito das conquistas, imprevistos, pressões e adrenalina de um campeonato esportivo que arrebata milhares de espectadores – ao vivo e pela TV – ao redor do mundo.
Roteiro e Participações Especiais
O documentário desdobra a participação do Mubadala Brazil SailGP Team ao longo da quinta temporada do SailGP. Dividido em cinco capítulos que capturam os momentos mais intensos da jornada brasileira, o audiovisual também destaca a visão de personalidades globais como o CEO do SailGP, Russell Coutts, a surfista e recordista mundial Maya Gabeira, e a jornalista esportiva Glenda Kozlowski, que contextualizam o impacto da equipe brasileira no cenário mundial.
“Desde o primeiro dia eu sabia que essa história tinha potencial para virar um grande documentário. O SailGP é uma liga jovem, inédita para o público brasileiro, e estar ali, no dia a dia, vivendo os bastidores, as tomadas de decisão e a intensidade de cada etapa, mostrava o quanto esse conteúdo precisava ser registrado. A escolha da AT Films como parceira foi essencial. Eles entenderam a alma do projeto e deram vida a tudo que estávamos construindo dentro e fora da água“, conta Mariana Britto, Diretora de Marketing e Impacto do Mubadala Brazil SailGP Team, que também assina a Direção Geral do documentário.
“Nosso propósito é mostrar para o grande público que o SailGP é um campeonato dinâmico, emocionante e cheio de adrenalina, exatamente o tipo de esporte que o brasileiro gosta de acompanhar, vibrar junto e torcer. É um formato diferente do que estamos acostumados: equipes mistas, atletas de elite de diferentes nacionalidades dividindo o mesmo barco e uma competição que acontece em cenários icônicos do mundo inteiro. É um universo novo, cheio de camadas e com histórias que merecem ser contadas”, completa Britto.
Alex Tavares, fundador da produtora AT Films – que acompanhou toda a jornada ao vivo, estando presente em todas as etapas do campeonato – e responsável por assinar a direção da doc-série, comenta: “Registrar essa temporada de estreia foi, acima de tudo, uma oportunidade rara de construir uma narrativa cinematográfica em tempo real. Acompanhamos cada etapa do campeonato — câmera na mão, microfone aberto, muitas vezes dentro do próprio pit lane — para capturar a evolução de uma equipe que nasceu do zero e que se desenvolveu diante das nossas lentes”.
Para além de documentar um campeonato esportivo, Tavares explica que “a missão sempre foi ir além do esporte: mostrar os silêncios, as tensões, as decisões de bastidor, a tecnologia absurda por trás dos F50 e o impacto emocional de cada regata”. Ainda segundo ele, a presença em todas as etapas foi determinante para apurar esse olhar, captando as nuances mais intensas e sensíveis desse processo: “Vivemos desafios junto com eles: imprevistos de produção, condições extremas de gravação, noites reconstituindo cenas, reorganizando planos após mudanças inesperadas e até lidando com acidentes que transformaram completamente a narrativa.”“A verdade é que, para quem faz audiovisual, essa é a história perfeita: cheia de camadas, ritmo, drama e humanidade. É uma jornada visualmente poderosa, emocionalmente rica e que nos permitiu construir uma série que vai muito além do esporte: é sobre pessoas, escolhas e superação, capturados da forma mais íntima e verdadeira possível”, afirma o diretor.
Onde Acompanhar
A campanha de divulgação da produção audiovisual já está em andamento, com ativações a partir de 1º de dezembro. O documentário “Born to Sail” estreia com a transmissão consecutiva de seus dois primeiros episódios no Sportv 2, no dia 17 de dezembro, às 21h e 21h30, respectivamente. Na sequência, os mesmos serão disponibilizados também no Globoplay. Os demais episódios serão veiculados nos dias posteriores, seguindo o mesmo padrão: primeiro no canal esportivo, seguido da entrada no streaming.
Episódios e grade completa de exibição:
- EP.01 — TODOS A BORDO / 17 de dezembro, às 21h
O Brasil estreia na liga mais veloz da vela mundial, e logo encara os primeiros testes.
- EP.02 — CONTRA O VENTO / 17 de dezembro, às 21h30
Na etapa da Oceania, o time brasileiro encara turbulências dentro e fora d’água, entre polêmicas, lesões e cancelamentos.
- EP.03 — DEPOIS DA TEMPESTADE / 18 de dezembro, às 21h15
O sonho do Rio é adiado! A equipe passa por mudanças, mas na etapa de Nova York, o Brasil reencontra seu propósito.
- EP.04 — NAUFRÁGIO / 20 de dezembro, às 23h
Depois dos melhores resultados da temporada, um acidente quase encerra a jornada brasileira no SailGP.
- EP.05 — DE VOLTA À SUPERFÍCIE / 20 de dezembro, às 23h30
Reconstruído e mais forte, o time brasileiro busca nas últimas regatas a chance de transformar resiliência em legado.
Sobre o Mubadala Brazil SailGP Team
O Mubadala Brazil SailGP Team representa o Brasil na elite global da vela como a primeira equipe brasileira a competir no SailGP. Liderada por Martine Grael, a primeira mulher capitã da competição, a equipe conta com o atual campeão da America’s Cup Andy Maloney como Flight Controller e Leigh McMillan como Wing Trimmer, além de Paul Goodison como estrategista. Completam o time Marco Grael, irmão de Martine, Mateus Isaac e Breno Kneipp como Grinders. O time brasileiro tem como patrocinadores Mubadala (Naming Rights), Banco BRB, Ambipar, Atvos, Oakberry, Vale (Global Partners) e Ballena (Official Supplier).
Mais informações: Instagram