Séries, Streaming

Primavera nos Dentes: A História do Secos & Molhados | Crítica

Um mosaico potente que preserva o legado de uma das bandas mais ousadas do Brasil.

Crédito: Santa Rita Filmes

Nos últimos anos, cinebiografias e documentários de personalidades ainda vivas estão sendo produzidos e lançados, fazendo muito sucesso com os fãs e conquistando um novo público. Esse é o caso de Primavera nos Dentes: A História do Secos & Molhados

Baseada no livro homônimo de Miguel de Almeida, a série documental do Canal Brasil é dividida em quatro episódios. Produzida pela Santa Rita Filmes, conta com depoimentos de Ney Matogrosso, Gerson Conrad, Emilio Carrera e Willy Verdaguer, antigos integrantes do grupo, além de depoimentos exclusivos, imagens de arquivo e um mosaico afetivo de colaboradores e fãs que reconstroem a trajetória de um grupo que, em plena ditadura militar, provocou uma revolução estética e comportamental no Brasil dos anos 1970. 

Ao longo dos 4 episódios, é interessante acompanhar relatos que impactam o público com bastidores do sucesso e do fim da banda, por causa do desentendimento entre João Ricardo (cofundador) e Ney. Esse conflito repercutiu na produção do documentário, já que João não autorizou a liberação do uso das músicas mais famosas do grupo.

Crédito: Santa Rita Filmes

Foi assim que a produtora decidiu criar uma trilha sonora exclusiva para a série, convidando os músicos da formação original da banda: Emilio Carrera (pianista) e Willy Verdaguer (contrabaixista), para criarem novas canções inspiradas no estilo do “Secos & Molhados”.

Além disso, Gerson Conrad e Paulo Mendonça criaram “Ouvindo o Silêncio”, trazendo Ney e Gerson nos vocais da música que encerra a série e que ganhou um videoclipe especial. 

“Primavera nos Dentes: A História do Secos & Molhados” é um bom exemplo de uma série documental que consegue ultrapassar desafios e entregar uma obra que preserva e difunde um pouco da memória da música brasileira. 

Nota: 4/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Não Parece Mas É Sério

Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @naoparecemaseserio

Deixe um comentário