Cinema, Streaming

Florianópolis Audiovisual Mercosul | Retrospectiva chega ao Itaú Cultural Play

A plataforma exibe filmes que marcaram as últimas seis edições do FAM, importante festival que atua no desenvolvimento cinematográfico de Santa Catarina, do Brasil como um todo e dos demais países do Mercosul.

 Longa-metragem Los silencios (São Paulo, 2019)

A Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita do cinema brasileiro, exibe até 4 de outubro uma mostra exclusiva do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, festival cuja 29ª edição está sendo realizada na capital catarinense. Um dos mais longevos e importantes festivais audiovisuais da região, reconhecido por sua influência no desenvolvimento do setor em Santa Catarina e no Mercosul, o FAM 2025 leva à IC Play seis filmes representativos de suas últimas seis edições, de 2019 a 2024. Trata-se de uma seleção diversa e autoral, de minutagens variadas, entre documentários e ficções, que antecipa os temas, o espírito coletivo e as conquistas curatoriais que marcam a edição de 2025, já no esquenta para as celebrações dos 30 anos do evento. O acesso à Itaú Cultural Play é gratuito, disponível em www.itauculturalplay.com.br, nas smart TVs da Samsung, LG, Android TV e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast. Você também pode encontrar conteúdo da IC Play nas plataformas Claro TV+ e Watch Brasil.

Retrospectiva cinematográfica

A mostra especial do 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM na Itaú Cultural Play inclui filmes catarinenses e de fora do estado, além de uma coprodução do Mercosul, o longa-metragem Los silencios (São Paulo, 2019), de Beatriz Seigner. O drama, que representa a edição de 2019 do festival, acompanha Amparo e seus dois filhos, Núria e Fábio, que fogem de um conflito armado e vão parar em uma ilha na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Certo dia, o pai, dado como morto, retorna inesperadamente. Enquanto busca recomeçar, a família se depara com a misteriosa reputação da ilha, conhecida por ser habitada por fantasmas. O filme é uma coprodução entre Brasil, Colômbia e França.

Representando a edição de 2020, o documentário Homens pink (Santa Catarina, 2020) – fruto de projeto selecionado pelo Rumos Itaú Cultural – faz uma reflexão sobre a passagem do tempo e o envelhecer do homem gay no Brasil. No média-metragem, o diretor Renato Turnes encontra nove senhores gays, que compartilham suas memórias: os primeiros desejos, a descoberta da sexualidade, a efervescência da juventude em tempos de ditadura, o impacto devastador da AIDS, a festa como território de resistência, as perdas e os estigmas enfrentados.

Questões raciais ganham força em Quem precisa de identidade? (Santa Catarina, Bahia e São Paulo, 2021), longa-metragem documental de Kátia Klock e Márcia Navai, que simboliza a edição de 2021 do FAM. Gravado em Florianópolis, na cidade catarinense de Tubarão, além de São Paulo e Salvador, na Bahia, o filme reúne relatos de cidadãos negros no Brasil — nativos e imigrantes — sobre como enfrentam o preconceito em um dos países mais racistas do mundo.

O racismo também é o tema central do documentário catarinense Pele negra, justiça branca (2020), de Cinthia Creatini da Rocha, Valeska Bittencourt e Vanessa Rosa Gasparelo, que foi exibido na edição de 2022 do Florianópolis Audiovisual Mercosul. O filme dá voz à triste história de Maria das Graças, ou Gracinha, como é conhecida. Moradora da Comunidade Remanescente do Quilombo Toca Santa Cruz, em Paulo Lopes (SC), ela teve a guarda de suas filhas pequenas retirada pelo Estado em 2014. Ao detalhar o caso e os procedimentos jurídicos que justificaram a decisão, a obra evidencia a violência cometida pelo governo brasileiro não somente contra Gracinha, mas contra o povo negro como um todo, diariamente.

Representante da edição de 2023, Mar que nos rodeia (Santa Catarina, 2023), curta-metragem de drama de Beatriz Silva, apresenta a fotógrafa Ivana e seu filho Gil, que se mudam para um condomínio de uma cidade litorânea no sul do Brasil. Enquanto mãe e filho se acostumam à nova vida, o sumiço de uma bicicleta incomoda os moradores.

A cineasta Fabi Penna faz um inventário poético-intimista da vida e obra de seu pai, o também cineasta Penna Filho, em O último filme de meu pai (Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo, 2023), filme que representa a edição passada do FAM e fecha a seleção. Morto em 2015, aos 79 anos, Penna Filho criou uma vasta produção cultural, que inclui longas, médias e curtas-metragens, programas de televisão e de rádio, constituindo um pedaço importante da cultura catarinense e brasileira dos últimos 40 anos.

Regenerar

Também em setembro, a Itaú Cultural Play recebe em seu catálogo o documentário Regenerar: Caminhos possíveis em um planeta machucado (São Paulo, 2022), dirigido por Maria Clara Parente. O filme aborda a emergência climática na qual vivemos e analisa sua relação com as estruturas coloniais da sociedade contemporânea sob a perspectiva da morte, do sonho e da vida através de depoimentos do filósofo nigeriano Bayo Akomolafe, do neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro, da pós-doutora em Filosofia Africana pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), Aza Njeri, da poeta e geógrafa indígena Márcia Kambeba e outras personalidades.

A entrada na plataforma acompanha a exibição presencial do filme, que acontece em 9 de setembro no Itaú Cultural como parte do evento Bongola 2025: Raça, Justiça Climática e Futuros Possíveis. Após a exibição, haverá uma roda de conversa com Bayo Akomolafe e Aza Njeri, com a presença da diretora, Maria Clara, e da produtora executiva do documentário, Ana Clara Cenamo. A edição deste ano do Bongola, evento destinado à discussão sobre a crise climática e o racismo ambiental e realizado pelo IC em parceria com a Fundação Tide Setubal, contará também com um seminário, em 8 de setembro, que terá a presença de Akomolafe.

SERVIÇO

  • Mostra especial do 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025

Até 4 de outubro na Itaú Cultural Play

  • Documentário Regenerar: Caminhos possíveis em um planeta machucado

Em exibição na Itaú Cultural Play

www.itauculturalplay.com.br

Deixe um comentário