Em romance policial, escritor e advogado Davi Isaias expõe fragilidades humanas, códigos de silêncio e a face sombria das relações aparentemente inocentes.

O que era para ser apenas uma aventura de pescaria entre amigos se transforma, pouco a pouco, em uma trama tensa, marcada por tragédias. Após um dia de convivência animada, Miúdo, um dos integrantes mais queridos do grupo, teve um mal súbito e veio a óbito. O ocorrido abalou os demais companheiros de viagem, mas sob um pacto que nem mesmo a morte pudesse interromper o passeio, eles congelam o corpo e permanecem no mato até a data combinada de partirem. O que os protagonistas de Os Monstros do Rio das Mortes não imaginavam é que, anos depois, o caso viria à tona pela imprensa, e eles seriam levados a julgamento por crime de homicídio.
Ambientada no Mato Grosso, a obra escrita pelo advogado Davi Isaias apresenta paralelamente a história de um ex-presidiário, que confessa, a um delegado, ter assassinado o detento Degola. O personagem, cujo nome não é citado em um primeiro momento, relata como assumiu um crime que não cometeu para proteger Fadiga, o verdadeiro autor. À primeira vista, as tramas possuem tons diferentes. No entanto, elas se conectam emocionalmente e simbolicamente. Ambos os núcleos mostram pessoas comuns e frágeis diante das circunstâncias. Seja um preso que confessa por medo, seja um amigo que morre inesperadamente, eles enfrentam os limites da vida.
Com justaposição dessas duas realidades, o autor mostra o contraste entre o ambiente hostil e opressor do presídio e o aparente paraíso natural do Rio das Mortes, que se revela igualmente selvagem, imprevisível e perigoso. As histórias se articulam para criar uma narrativa que, embora comece leve e até cômica, acaba por revelar camadas sombrias da condição humana. Ao final, o título se revela metafórico: os “monstros” não estão apenas no rio ou nas celas, mas também nos recônditos da alma — nos impulsos, medos, escolhas e omissões.
Os Monstros do Rio das Mortes oferece uma reflexão profunda sobre convivência masculina, fragilidade da justiça criminal, banalização da brutalidade, reconciliações e lealdade. Narra, portanto, as faces ocultas da violência, amizade, sobrevivência, morte e relações humanas. É um livro que incomoda, provoca e permanece ecoando na mente do leitor mesmo depois da última página.
FICHA TÉCNICA
Título: Os monstros do Rio das Mortes
Autor: Davi Isaias da Silva
Editora: Pacos Editorial
ISBN: 978-85-64367-72-2
Páginas: 345
Preço: R$ 53,00
Onde comprar: Amazon