As palhaças Cucaracha e Theobalda estão em turnê e vão passar por escolas e espaços culturais de Petrópolis, Rio de Janeiro e São João de Meriti com um espetáculo gratuito que mistura música ao vivo, humor e afeto. A iniciativa, voltada para crianças da rede pública, busca promover o acesso à arte e valorizar a diversidade cultural, com sessões acessíveis em LIBRAS.
O espetáculo “Cucaracha e Theobalda – O Show” nasce do desejo de levar arte de qualidade para dentro das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Voltado exclusivamente para alunos e alunas da rede pública e de espaços culturais parceiros, o projeto propõe apresentações gratuitas que aliam música ao vivo, palhaçaria e interação direta com o público infantil, transformando o ambiente escolar em um espaço de fruição e encantamento.
Após os impactos causados pelo isolamento social durante a pandemia de Covid-19, e diante do excesso de estímulos virtuais que hoje cercam a infância, o projeto reafirma a importância de oferecer experiências artísticas presenciais e sensoriais às crianças. “Cucaracha e Theobalda – O Show” aposta na força do encontro, da escuta e da brincadeira ao vivo para estimular a imaginação, a expressividade e o gosto pela música.
Em cena, as palhaças Cucaracha (Florencia Santangelo) e Theobalda (Raquel Theo) conduzem o espetáculo com irreverência e sensibilidade, cantando, tocando instrumentos e convidando a plateia a participar. Com um repertório que combina músicas autorais feitas especialmente para o público infantil com clássicos populares da América Latina, o show valoriza a diversidade cultural e estimula a ampliação do repertório musical das crianças.
As apresentações gratuitas ocorrerão em Rio de Janeiro, Petrópolis, e São João de Meriti, e todas as sessões contarão com intérpretes de LIBRAS, garantindo acessibilidade e inclusão para crianças surdas ou com deficiência auditiva.
Mais do que um momento de lazer, a experiência artística dentro da escola promove integração, criatividade e contribui com a formação sensível e cultural dos pequenos. Afinal, não é por acaso que toda criança canta, dança, pinta e brinca: é assim que ela se conecta com o mundo.
O projeto foi contemplado no edital Fluxos Fluminenses, realizado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
Ficha técnica:
Direção Geral/Palhaças – Florencia Santángelo e Raquel Theo
Direção musical – Rodrigo Sestrem
Músicos – Gabriel Tauk, Francisco Ytida, Andersom Maia, Rodrigo Sestrem
Fotografias – Mariana Rocha
Produção executiva – Fernando Alax
SERVIÇO
07/07 – Instituto Cultural Cerne / Centro Cultural Amar – Centro, São João de Meriti
08/07 – CIEP Brizolão 474 – Maestro Guerra Peixe Municipalizado – Petrópolis
09/07 – Escola Municipal Mario da Veiga Cabral – Tijuca, Rio de Janeiro
Contato: cucarachaetheobalda@gmail.com
