Teatro

A Coisa | Peça reestreia no Teatro Ipanema

Após duas curtas temporadas de casa lotada, volta à cena essa comédia surreal com “tragédia, mistério e galhofa” que investiga com humor e irreverência os fundamentos do teatro. 

Crédito: Ricardo Brajterman

No dia 04 de julho, o espetáculo “A Coisa” reestreia no Teatro Ipanema e fica em cartaz durante um mês, de sexta a domingo, às 20h. Após duas curtas temporadas de casa lotada, volta à cena essa comédia surreal com “tragédia, mistério e galhofa” que investiga com humor e irreverência os fundamentos do teatro. A idealização, direção e atuação é de André DaleGeorge Sauma e Leandro Soares – que carregam, cada um, cerca de 20 anos de experiência no palco e nas telas. 

A peça é uma comédia distópica. O texto joga com uma realidade alterada – a exemplo de séries como Ruptura (Severance) e Black Mirror – em que o tema central é o próprio fazer teatral e seus pilares estruturais – direção, dramaturgia e atuação. O teatro é apresentado como uma metáfora da vida, por sua natureza presencial, fugaz e impermanente. Nas palavras de Leandro Soares, autor do texto da peça: “Se o teatro nos ensina que a vida é efêmera, assim como ele, também nos ensina que a única arma contra a finitude é o agora.” 

Dividido em três atos – “A Coisa”, “O Enigma” e “A Máscara” – o espetáculo explora situações absurdas permeadas de crítica e humor: dois amigos descobrem que talvez nunca tenham tido domínio sobre suas ações; dois estranhos se envolvem num jogo de segredos que foge à lógica e três atores enfrentam uma crise de perda total da expressão facial. Além disso, a dramaturgia também é entrecortada por solos e entreatos, cada qual dialogando com outros aspectos do teatro: a luz, a coxia, a projeção, etc.

Com ritmo ágil, estilo contemporâneo e metalinguagem, “A Coisa” transita entre o cômico e o existencial, convidando o público a refletir sobre os limites entre realidade e ficção — e sobre o próprio sentido de estar em cena, ou seja, de viver. 

A peça tem dramaturgia assinada por Leandro Soares, coautoria de André Dale e música original de George SaumaLeandro é criador da série de comédia “Vai Que Cola” (vencedor do Prêmio Extra/2015 e do Prêmio ABRA de Roteiros/2017), além de outros textos para peças, séries para o streaming e longas de grande êxito. 

A montagem traz uma equipe criativa de destaque: Clarice Sauma assina o desenho de luz; Pedro Nêgo, a direção musical; Júlia Marina, a cenografia; Lua Blanco, o visagismo e as redes sociais. A coreografia é de Rafael Defeo e o treinamento em Commedia Dell’Arte foi conduzido por Érida Castello Branco. As fotografias são de Ricardo Brajterman e a programação visual de Welder Rodrigues. A assessoria jurídica é de Ana Melman. A produção executiva é de Rodrigo Cavalini e a produção geral é de Paula Furtado.

O espetáculo toca em questões contemporâneas comuns a uma sociedade com relações intermediadas pelas redes sociais, como crise de identidade/imagem, pós-verdade e perda de sentido. Num sopro de lucidez, a peça lembra que, por mais distópico que o mundo pareça, ainda somos movidos por presença, afeto e encontro. 

Mais informações:

Espetáculo “A Coisa”

Temporada: de 04 de julho a 03 de agosto, de 6ª a Domingo.

Horário: 20h.

Local: Teatro Ipanema Rubens Corrêa.

Endereço: Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ.

Classificação: 16 anos.

Duração: 70 minutos.

Ingressos: R$60,00 (inteira) R$30,00 (meia-entrada).

Link para compra de ingressos: https://linktr.ee/acoisateatro

Deixe um comentário