Amizade mostra que viajar e dividir bons momentos com os amigos, é sempre melhor.

O documentário retrata a viagem de Belo Horizonte à Montevidéu do diretor Cao Guimarães, acompanhado apenas de Beto Guimarães (produtor de seus últimos filmes), os dois mostram essa jornada através de diversos formatos – de filmes Super8 e 16mm a telas de computador, fitas cassete e gravações de secretária eletrônica.
Uma viagem é simbólica para o diretor, então além de contar a história, ele tem a companhia de um amigo, com isso temos os sentimentos desses momentos com mais facilidade, afinal, sempre sabemos qual o limite de cada amigo que possuímos.
As escolhas técnicas são interessantes, afinal estamos esperando um road movie pessoal, e não tantos elementos técnicos e nuances que cada um deles pode incorporar a um documentário que está focado em uma trama principal.
Mesmo com estes momentos que são ‘separados’ em atos específicos, o longa preserva a linearidade de fatos e as histórias que os dois vão dividindo enquanto dirigem ou param em algum local para comer ou descansar.
A montagem também tem suas pausas programadas, há poesias e detalhes que estão fora da viagem, para abrilhantar o trajeto, que ainda mostra as referências que o diretor busca em suas cenas.

Essa mesma estrutura também mostra toda a realidade, com problemas e felicidades na viagem, construindo algo real e sentimental em meio às conversas e pausas entre os momentos.
Com essas escolhas, o documentário não possui subtramas fora da viagem e das mensagens poéticas, com isso temos uma melhor conexão com os dois, trazendo diversas explicações do por que o nome ‘amizade’ foi escolhido como título.
Os relatos se envolvem com as histórias que eles contam e as memórias que vão aos poucos aparecendo, sem precisar de rodeios, afinal são dois amigos em uma viagem, eles naturalmente ‘pulam etapas’ ao falar ou agir.
Além da estrutura real, há o cuidado de demonstrar o crescimento da importância da viagem conforme o destino está chegando, como se fosse uma virada de chave para o diretor, que o documentário está apenas gravando tudo.
Amizade é um relato sincero sobre uma viagem entre amigos, e somos convidados a estar com eles, onde eles dividem suas emoções, detalhes da vida e claro, se divertem.
Nota: 3/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @naoparecemaseserio
Um comentário em “Amizade | Crítica”