Cinema, Crítica de Filme

Apesar de | Crítica

A partir da dor real e da valorização da arte para lidar com os traumas do passado, Apesar de é impactante na medida certa.

O filme aborda a trajetória de Georgia, que sofreu abusos sexuais entre os 8 e os 11 anos de idade, e sua luta por superação por meio da arte. Com uma narrativa sensível e imagens impactantes, Apesar de explora o impacto dos traumas e a força transformadora do corpo e da mente para lidar com as cicatrizes deixadas pela violência. Esta é a primeira obra de longa duração da diretora Beatriz Prates, que assina também o roteiro e a produção executiva.

A diretora conta a história dura com linearidade de fatos, mostrando o crescimento dela e do histórico de abusos que ela sofria, com isso criamos empatia com sua narrativa e sua dureza.

A partir de imagens das festas infantis gravados pela família, vemos duas realidades, a das aparências, onde não temos a impressão de que não há nada errado e Georgia dizendo como eram os fatos por trás.

A protagonista conta ao espectador como tudo ocorre, sem rodeios, trazendo o abuso para a cena, onde ela fala de sua rotina e como eram viver com o trauma, e principalmente como era carregá-lo conforme ela cresce.

Os especialistas escolhidos são pontuais, mas agregam detalhes, para serem a voz médica do que ocorre com ela e como principalmente, reconhecer os sinais de quando há casos na família, que muitas vezes não são percebidos pelos que estão ao redor.

Para contrapor toda a dor da protagonista, temos a arte que não só ressignificou sua vida, como foi a arte que lhe ajudou a lidar com o seu corpo de uma forma positiva, dando um novo significado à sua trajetória.

A fotografia mistura elementos técnicos, por ter muito a mostrar, como as filmagens, apresentações e os depoimentos, balancear essas diferenças funciona bem, sem perder qualidade técnica e a linearidade escolhida na trama principal.

Apesar De tem duas mensagens claras, a do abuso e seu reconhecimento, e como a arte salva, seja qual ela for.

O documentário está nas seguintes plataformas de streaming, como NOW, Vivo Play, Microsoft, Google Play e iTunes.

Nota: 4/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Não Parece Mas É Sério

Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @naoparecemaseserio

Deixe um comentário