Homens de Barro possui uma boa história sobre relações e famílias, porém tem dificuldades em aprofundar suas subtramas.
Filme dirigido por Angelisa Stein com codireção de Fernando Musa, traz a história de Pássaro (Gui Mallmann) e Ângelo (João Pedro Prates) que vivem um amor proibido, não só por causa do irmão Marciano (Alexandre Borin), mas pela relação ruim que as famílias dos dois possuem.
Estruturalmente o roteiro monta o filme como um Romeu e Julieta, por ser essa relação proibida e as famílias que possuem um passado conturbado, o primeiro ato serve justamente para explicar e dar o contexto não só para os dois, mas para todos que estão envolvidos.
Com essa boa introdução imaginamos que as camadas dos personagens agora adultos serão explorados, porém o roteiro prefere trazer focar a linearidade e na localização da história, não que seja um demérito, mas é como veremos a trama principal.
As atuações conseguem superar esse ponto, o trio protagonista é excelente, trazem os sentimentos necessários em suas falas e momentos, tanto nas relações amorosas quanto as familiares. E o fato das personalidades serem distintas, auxiliam em boa parte das cenas.

Os locais utilizados são perfeitos para termos a imersão na trama, a cidade escolhida tem esse ar de interior interessante, ligando a alguns pontos, como a olaria simples da família, a pequena mercearia e a balada onde os jovens da cidade se encontram.
Mesmo sem sermos surpreendidos em questões de desenvolvimento de trama, há como encontrar os elementos que uma história dessa precisa. Seja pelo preconceito familiar ou o relacionamento dos dois que precisa ser discreto.
A falta de aprofundamento em alguns momentos, pode também estar relacionada a minutagem do filme, ele tem um pouco mais de uma hora, com isso temos também alguns problemas no timing de tudo e como há a preocupação de iniciar e finalizar o ato narrativo de cada um dos meninos, o longa se preocupa em seguir em frente.
O drama lgbtqiapn+ não é primoroso, mas é uma história estruturada e com começo, meio e fim marcados, com um elenco que supera a falta de subtramas em determinados momentos.
Nota: 2/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @naoparecemaseserio
