Documentário indicado ao Oscar 2025 ganha novo trailer. Ele explora as conexões entre jazz, colonialismo e os bastidores da Guerra Fria. A estreia está marcada para o dia 30 de janeiro nos cinemas.
Pandora Filmes acaba de divulgar o trailer oficial de “TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO”, documentário dirigido pelo cineasta belga Johan Grimonprez, indicados ao Oscar 2025 na categoria Melhor Documentário. Após uma trajetória em festivais internacionais e nacionais, o filme será lançado nos cinemas brasileiros pela PANDORA FILMES no dia 30 de janeiro.
Mergulhando em um capítulo sombrio do século XX, o longa parte do protesto dos músicos Abbey Lincoln e Max Roach, que invadiram o Conselho de Segurança da ONU em 1961 para denunciar o assassinato do líder congolês Patrice Lumumba. Ao conectar a trajetória de Patrice Lumumba com a expansão cultural promovida pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria, o filme mostra como a música se tornou uma ferramenta estratégica no jogo político global.
Neste período, artistas negros enfrentavam dilemas profundos entre representar resistência cultural e serem usados como ferramenta de propaganda durante a Guerra Fria. O diretor Johan Grimonprez afirma: “Os músicos negros enviados à África, como Louis Armstrong, eram usados como isca para encobrir tramas políticas, como o golpe de Estado articulado pela CIA no Congo”. A obra traz depoimentos de grandes nomes como Malcolm X, Nina Simone, Thelonious Monk, John Coltrane e Louis Armstrong.
