A trajetória de Luiz Melodia se sobressai ao buscar uma visão específica sobre o cantor/compositor, deixando que as imagens e vídeos contem sua história.

Em uma mar de tantas cinebiografias, encontrar uma que consiga ser diferente e ao mesmo tempo contar as histórias da personalidade escolhida, são casos raros, muitos acabam seguindo algumas nuances para não só facilitar a experiência, e a linearidade de fatos, este documentário é um destes exemplos
A direção de Alessandra Dorgan reúne, claro, diversas imagens de arquivo, entrevistas e apresentações de Melodia, mas a linearidade que ela constroi, é baseada nas próprias falas do cantor nestes momentos.
Com isso, temos ele contando a própria história, falando dos amigos e das músicas que fez pelo caminho, começando da sua primeira composição cantada por Gal Costa, seus lançamentos em discos e sua trajetória como artista.
A narração acaba ficando a cargo do próprio Luiz e de quem o rodeava, com um tom pessoal importante, sem rodeios para contar a história do biografado, mesmo que o documentário não respeite uma linearidade perfeita, há como perceber que momentos importantes da vida de Melodia estão representados.
Temos muitas apresentações em diversos momentos de sua vida, fazendo com que tenhamos mais músicas do que histórias contadas, que abraçam diversos momentos de sua trajetória, trazendo com isso a passagem do tempo.

Com as entrevistas temos a personalidade de Melodia exacerbada, onde ele se coloca musicalmente nas respostas, quando ele fala da indústria fonográfica, seus lançamentos e as dificuldades que ele enfrenta nestes processos, sempre opinativo e dissertativo.
Mesmo com o lado cantor bem estabelecido, o documentário também traz o lado compositor onde ele trabalhava com grandes artistas, e é reconhecido por eles, por ser acima da média e saber trabalhar com as histórias, transformando em músicas.
Também tem conversas sobre música e artistas alternativos se ele se coloca em algum ‘rótulo’ ou em algum lugar, e ele sempre está fugindo de se colocar em um lugar fácil, ou buscar um caminho tranquilo. O roteiro aproveita suas opiniões para revelar as posições de Melodia quanto a sua música.
A montagem até possui algumas passagens de tempo, quando percebemos o começo da carreira e seus primeiros shows, mas temos uma sequência clara de eventos, com datas e lugares, claro que grandes momentos estão no documentário, porém não há uma preocupação de ficar colocando nomes, lugares e datas a todo momento.
A carreira principal, misturada em diversas décadas, seja com apresentações ou entrevistas, transcorre bem, por mudar os sentimentos e a condução da trama principal, além de ser uma aula de como entender Luiz Melodia.
Nota: 4/5
Contato: naoparecemaseserio@gmail.com
Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério
Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio
Instagram: @naoparecemaseserio