Cinema, Crítica de Filme

Corisco e Dadá | Crítica

Em formato de fábula com elementos de lenda, Corisco e Dadá traz uma boa história do cangaço (agora restaurada) ao público.

Crédito: Cariri Filmes

Corisco & Dadá conta a história do famoso cangaceiro Corisco (Chico Diaz), conhecido por sua valentia e crueldade equivalentes. Após roubar para si uma menina de 12 anos de idade, faz dela esposa e membro do cangaço. Enquanto isso, o chefe da polícia volante deseja matá-lo.

O longa lançado em 1996, foi restaurado e ganhou novas exibições tanto nos cinemas, quanto em plataformas no futuro. A história do cangaço é contada como se fosse uma fábula é uma história de amor disfarçada de luta e conquistas.

Aqui Corisco faz parte do bando de Lampião, que sequestra a filha de um devedor ao invés de fazer uma cobrança com sangue. Dadá (vivida por Maira Cariry na adolescência e Dira Paes na fase adulta), ela se torna do bando, sem poder escolher, inclusive temos cenas duras para mostrar essa troca de infância para adulta.

A dupla que nomeia o filme acaba norteando as ações, trazendo momentos doces, preocupação e paciência entre ambos. A montagem troca de elementos entre o suposto casal, mas é o cangaço que rege os acontecimentos principais aqui.

Crédito: Cariri Filmes

Há muitos detalhes nestas cenas, principalmente nos deslocamento do bando, há um cuidado de sempre expressar cada momento, desde um pequeno diálogo, a um simples gesto, entendemos as expressões em cena. 

Mesmo com o protagonismo de Diaz em boa parte do filme, principalmente quando o longa aborda Lampião e Maria Bonita, as cenas entre Chico e Dira têm momentos intensos e dramáticos, como a perda dos filhos, e a vida precária que eles vivem no cangaço.

A restauração de 4k deixa a já elogiável fotografia, ainda mais exuberante e detalhista, principalmente nos planos que dão profundidade ao local, porém as cenas mais viscerais ganham outros ares.

Longa continua denso, violento e provocativo, seja pelos temas que ele traz ou pela conclusões que ele precisa chegar para mostrar seus pontos.

Nota: 4/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Não Parece Mas É Sério

Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @naoparecemaseserio

Deixe um comentário