Vencedor do prêmio de público do festival de São Sebastian, encerrado no último dia 28 de setembro, a comédia dramática “A Fanfarra”, de Emmanuel Courcol, faz sua estreia mundial no Festival Varilux de Cinema Francês, que ocorre entre 7 e 20 de novembro.

Vencedor do prêmio de público do festival de São Sebastian, encerrado no último dia 28 de setembro, a comédia dramática “A Fanfarra”, de Emmanuel Courcol, faz sua estreia mundial no Festival Varilux de Cinema Francês, que ocorre entre 7 e 20 de novembro, nas salas de cinema em todo o país. Na França, a obra só chega aos cinemas no dia 20, tendo sido exibido ainda no Festival de Cannes.
Distribuído no Brasil pela Bonfilm, o longa traz a história de Thibaut, um maestro de renome internacional e seu irmão Jimmy. Com pouca coisa em comum, o que os une é o amor pela música. O filme oscila entre momentos cômicos e emocionantes protagonizados pelos atores e músicos Benjamin Lavernhe, Pierre Lottin e Sarah Suco.
“Se o filme for tão comovente como espero, é graças à emoção e humanidade dos personagens com os quais nos identificamos. É ver gente generosa em ação, apesar da crueldade da vida, pessoas que tentam construir um lugar para si mesmas carregando grandes bagagens emocionais. É isso que o torna tão bom”, avalia Emmanuel Courcol, completando: “estou abordando temas que são importantes para mim e que já tratei em meus filmes anteriores, como laços fraternos, acaso e determinismo social, e estou trazendo-os juntos em uma única história”.
Emmanuel Courcol é um ator, diretor e roteirista francês. Além da carreira de ator, se voltou a escrita de roteiros nos anos 2000, e a de direção em 2012 com seu primeiro curta-metragem “Géraldine je t’aime”, estrelado por Grégory Gadebois e Julie-Marie Parmentier. Seu primeiro longa-metragem foi “Ceasefire” (Cessez-le-feu), em 2015, com Romain Duris, Grégory Gadebois, Céline Sallette, e, em 2020, dirigiu “The Big Hit” (Un Triomphe), com Kad Merad, Marina Hands, Laurent Stocker. Recebeu uma indicação ao prêmio César de Melhor Roteiro Original em 2010 por “Welcome” e ao Prix Jacques-Prévert de roteiro no mesmo ano. Selecionado para o Festival de Cinema de Cannes de 2020, “The Big Hit” ganhou o Prêmio do Público no Festival de Cinema Francofônico de Angoulême e o Prêmio de Melhor Comédia do Ano no 33º European Film Awards.
O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, Pernod Ricard/Lillet, Axa, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Esatdo de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a Alliance Française, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Edenred, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.