Produção de vanguarda do cinema brasileiro, dirigida por Antônio Calmon, retorna às telonas em versão restaurada em 4K

Uma das obras mais visionárias do cinema brasileiro no período pós-Cinema Novo, o filme “O Capitão Bandeira Contra o Dr. Moura Brasil”, dirigido por Antônio Calmon e produzido por Antônio Calmon, Cláudio Marzo e Hugo Carvana, volta às telonas em uma versão restaurada em 4K. O longa será exibido em dois dias no Festival do Rio: 11 de outubro de 2024, às 18h15, e 14 de outubro, às 16h45, no Estação Net Gávea, Rio de Janeiro, como parte da mostra Première Brasil: Clássicos Restaurados.
Lançado originalmente em 1971, o filme reúne um elenco estrelado que inclui nomes como Cláudio Marzo, Hugo Carvana, Norma Bengell, Paulo César Pereio, Sônia Braga, Dina Sfat, Maria Gladys e Otávio Augusto. Hugo Carvana, em especial, desempenha um papel importante na trama para a sua carreira, trazendo à vida um personagem que serviu como embrião do típico malandro carioca, figura que ele viria a consolidar em sua filmografia a partir de “Vai Trabalhar Vagabundo”. Cláudio Marzo, galã que havia acabado de encantar o Brasil como o doce e sonhador Duda, protagonista na novela “Irmãos Coragem”, se apresentava agora ao público com uma interpretação satírica de um legítimo anti-herói. Norma Bengell, musa do cinema novo, interpreta uma misteriosa mulher que contribui para a construção da atmosfera surrealista da obra.
Para mais informações sobre o Festival do Rio e como adquirir ingressos para as sessões disponíveis, basta acessar o site oficial. O evento acontece entre os dias 3 e 13 de outubro.
O projeto Capitão Bandeira 4K – Tropicalismo pós cinema novo foi contemplado pelo Edital de Chamada Emergencial de Apoio à Memória e Preservação do Audiovisual Nº 20/2023, que dispõe sobre o apoio a execução de propostas culturais de pesquisa, inventário, catalogação e digitalização de acervos de obras audiovisuais no Estado do Rio de Janeiro.