Cinema, Crítica de Filme

Ainda Somos os Mesmos | Crítica

Filme une a busca de um pai pelo filho e os que buscam sobreviver na ditadura, porém os dois núcleos tem seus problemas.

Crédito: Divulgação

Durante a ditadura no Chile, uma forma de se refugiar e sobreviver, era se isolar em uma embaixada enquanto tentava uma alternativa de saída, provavelmente exílio. Ainda Somos os Mesmos é sobre essas pessoas, porém também possui uma busca de um pai sobre o paradeiro de seu filho.

O longa dirigido por Paulo Nascimento (Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos) tem dois núcleos bem claros, o do Fernando (Edson Celulari) buscando pelo seu filho Gabriel (Lucas Zaffari) que ao tentar fugir da ditadura do Chile, se vê ‘preso’ na embaixada Argentina; e a rotina das pessoas que estão ali.

Por Fernando ser um empresário influente e próximo ao governo, há muitas cenas soltas, mostrando ele buscando informações do paradeiro do filho, e o longa corta para ele na embaixada mostrando a realidade do filho.

Essa constante troca incomoda, porque são boas cenas, mas quando há um desenvolvimento interessante, transitamos de um núcleo a outro, com pontas soltas que demoraram a se unir.

Mesmo com essa perda, a parte técnica é excelente, há detalhes em cenários, roupas, preocupação em fazer duas fotografias e usar as roupas finas de Fernando em contraste com as roupas sujas e amassadas dos refugiados, digamos assim.

Crédito: Divulgação

O filme não aborda a ditadura em si, com cenas fortes, e sim diálogos contundentes e até cirúrgicos, para mostrar os sentimentos certos.

Com isso vemos as atuações de Edson e Lucas serem elevadas e o elenco secundário ser um pequeno apoio aos protagonistas, mesmo com nomes como Carol Castro e Nicola Siri. 

Não há grandes reviravoltas, ou sensação de que tudo pode desmoronar a qualquer momento, a trama não tem essa estrutura, afinal já sabemos o que ocorre com os que estão na embaixada (história baseada em casos reais), por isso o roteiro prefere outros rumos e trazer o espectador por um caminho seguro.

Nota: 2/5

Contato: naoparecemaseserio@gmail.com

Não Parece Mas É Sério

Youtube: Canal do Youtube – Não Parece Mas É Sério

Facebook: facebook.com/naoparecemaseserio

Instagram: @naoparecemaseserio

Deixe um comentário